A campeã paralímpica Mariana D’Andrea, da categoria até 73 kg, conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico, disputada em Dubai, Emirados Árabes, neste sábado, 17.
Para subir ao lugar mais alto do pódio, Mariana levantou 140 kg, marca igual ao recorde paralímpico estabelecido pela francesa Souhad Ghazouan, nos Jogos do Rio 2016. Neste ano, a brasileira já havia suportado o mesmo peso no Open das Américas, nos EUA, em julho.
+ Brasil é tricampeão mundial de goalball
Já no último dia 1º de dezembro, durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo, ela levantou 141 kg, marca registrada como recorde nacional de sua categoria. Os resultados obtidos no Meeting não são reconhecidos internacionalmente, pois a competição não atende a alguns critérios estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), como a presença de arbitragem internacional nas provas.
Outras medalhas
Além de Mariana, outras três halterofilistas brasileiras conquistaram medalhas neste sábado, em Dubai. Márcia Menezes também faturou o ouro, na categoria acima de 86 kg, com a marca de 116kg. Tayana Medeiros foi prata (até 86 kg) ao quebrar o seu próprio recorde das Américas com 129kg – o anterior era de 126 kg, alcançado em julho, nos EUA. Caroline Alves ficou com o bronze (até 79 kg) ao suportar 108 kg.
No masculino, o Brasil teve dois representantes neste sábado. Matues de Assis Silva terminou em 4º lugar na categoria até 107kg. Ele levantou 215kg. Na até 97kg, José Arimateia Limas foi o sexto, com 197kg.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Agora, o país soma 11 pódios na Copa do Mundo. São cinco ouros, três pratas e três bronzes em três dias. Confira os resultados de quinta-feira e sexta-feira. Neste domingo, último dia de disputas, o Brasil encerra sua participação na prova feminina por equipes.