8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maciel faz end perfeito e Josi vai às quartas do Mundial

Com os resultados de hoje, o Brasil vai com 7 atletas para a próxima fase da competição na Arena Carioca 1

Maciel Santos (Foto: Camila Nakazato)
Foto: Camila Nakazato

Muitos bons resultados no terceiro dia de competições do Mundial de Bocha na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. 7 brasileiros avançaram para os playoffs das disputas individuais. Maciel Santos foi o destaque do dia, com vitória autoritária por 9 a 1 na sua terceira partida da fase de grupos. Josiane Silva, do BC4, venceu a primeira partida dos playoffs e se classificou para as quartas-de-final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Maciel Santos enfrentou na terceira rodada o holandês Bernd Meints. Já no primeiro end, de seis chances de pontuação, o brasileiro registrou as seis, abrindo o jogo com vantagem que só precisou administrar ao longo da partida. “A primeira parcial é muito importante, você precisa se impor para o adversário. Abrir 6 a 0 te dá uma tranquilidade pra começar a administrar o jogo, começar a fazer propostas, de repente fazer uma estratégia mais arriscada, tentar uma bola aérea, aquela bola mais complicada, pra que você mantenha a partida nas suas mãos.”, explicou o campeão paralímpico de bocha de Londres-2012.

Um jogo de cada vez

Para Maciel, cada jogo no Mundial é uma final diferente. “Eu to numa linha de raciocínio, eu vim pra cá pra viver cada jogo como se fosse uma final. O próximo já é final, as quartas, a semi, e chegar na final aqui é grande objetivo. Junto com toda a equipe técnica, a gente se alinhou para encarar todos os jogos como uma final.”, explicou. A partida desta quinta-feira terminou em 9 a 1 para o brasileiro, que avançou para as oitavas de final do BC2 individual masculino.

O atleta já detém o título paralímpico, conquistado em Londres-2012, além do bronze em Tóquio-2020, ambos na competição individual. Em Campeonatos Mundiais, Maciel tem um bronze no individual e uma prata por equipes, conquistados em 2014.

Josi Silva avança para quartas no BC4

O dia para Josi Silva foi cheio. Ela foi a única brasileira a disputar dois jogos no dia, o primeiro ainda pela fase de grupos, como já estava classificada para as oitavas-de-final após duas vitórias, a atleta se deu ao luxo de poder pegar mais leve na última partida da primeira fase. Acabou derrotada por 5 a 3 contra Michaela Balcova, da Eslováquia, que terminou em primeiro do grupo. 

A brasileira fez o segundo jogo do dia já pela fase de oitavas-de-final enfrentando Wai Yan Vivian Lau de Hong Kong. O confronto foi equilibrado e estudado por ambas as jogadoras, Josi fez um ponto em cada um dos primeiros três ends e chegou à quarta parcial precisando apenas administrar o resultado. “To muito feliz, meu primeiro Campeonato Mundial e já to nas quartas. Foi gratificante, tive que ter calma e paciência pra poder chegar. Graças à Deus deu certo.”, falou sorridente após a vitória. 

Josi Silva foi a primeira brasileira a disputar o mata-mata no Mundial de Bocha de 2022. Foto: Dantas Jr./ANDE

Nas quartas-de-final do BC4 individual feminino, Josi Silva enfrenta Yuen Cheung, também de Hong Kong, às 14h30 dessa sexta-feira.

Mais Brasil

José Carlos Chagas, do BC1, venceu o croata Martin Frkovic no tie-break depois de empate de 3 a 3. No BC3 feminino, Evelyn Oliveira venceu por 4 a 1 a portuguesa Ana Costa, enquanto Evani Calado fez 9 a 0 contra a alemã Nancy Poser. Andreza Vitória venceu por 6 a 3 a polonesa Kinga Koza. Mateus Carvalho, do BC3 masculino, fez 6 a 3 sobre Wafid Boucherit da Espanha. Zé, Evelyn, Evani e Mateus se juntaram à Andreza Vitória (BC2) na próxima fase.

Iuri Tauan, do BC2, acabou derrotado por Robert Mezik da Eslováquia por 4 a 1. Letícia Karoline fez 7 a 1 contra canadense Lois Martin. Ambos, com duas derrotas, foram eliminados do Mundial.

Os classificados para a fase mata-mata do Mundial de Bocha no individual são: Andreza Vitória e José Carlos Chagas, do BC1; Maciel Santos, do BC2; Evani Calado, Evelyn Oliveira e Mateus Carvalho, do BC3; e Josieane Silva, do BC4.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Paralimpíada Todo Dia