8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil garante 20 finais e 15 medalhas no Pan de parabadminton

Dominante, Brasil garante 15 medalhas no Pan-Americano de parabadminton e chega em outras 20 finais

Brasil Pan-Americano de parabadminton
(Foto: BWF)

O Brasil garantiu 20 representantes nas finais do Campeonato Pan-Americano de parabadminton, em Cali, na Colômbia, após as disputas desta sexta-feira (25). Entre os destaques, estão seis finais 100% brasileiras, incluindo as da classes WH1 feminina, com Ana Gomes e Daniele Souza, e WH1 masculina, com Marcelo Conceição e Rodolfo Cano. Todas as finais acontecerão neste sábado (25), a partir das 11h, no horário de Brasília.

+ Gustavo Mendes Araujo é ouro no Parapan de tiro com arco

O Brasil está presente em oito finais de simples, sendo que em quatro delas o ouro já é garantido. Além das WH1 feminina e masculina, o país terá dois representantes na decisão na SL4 feminina, com Edwarda Oliveira e Ana Carolina Coutinho, e na SL3 feminina, com Adriane Ávila e Abinaecia Maria da Silva.

Marcelo Conceição classe WH1 parabadminton
Marcelo Conceição é da classe WH1 – para cadeirantes (Foto: Alê Cabral/CPB)

Entre as outras finais, Rogerio Xavier enfrenta o mexicano Maximiliano Sosa na SL4, Yuki Roberto pega o cubano Manuel Alejandro na SU5, Maria Gilda dos Santos terá a peruana Pilar Jauregui na WH2 e Julio Cesar Godoy vai enfrentar o chileno Jaime Aranguiz, também na WH2.

Já nas duplas, teremos final 100% brasileira nas duplas masculinas da WH1-WH2, com Marcelo Conceição/Julio Cesar Godoy e Edmar Barbosa/Rodolfo Cano, e na SU5, com Eduardo Oliveira/Yuki Roberto e João Gabriel da Costa/Danilio Santos.

Também nas mistas Rogerio Xavier/Edwarda Dias encara os peruanos Renzo Diquez/Jenny Ventocilla na SL3-SU5. No feminino, Ana Carolina Coutinho/Abinaecia Maria encara Flor Maria/Diana Rojas.

Mundial de parabadminton: Vitor Tavares rebate a peteca com a raquete
Vitor Tavares esteve em Tóquio-2020 (Foto: Takuma Matsuhita/CPB)

José Ambrósio Neto/Auricélia Evangelista enfrenta Rodolfo Cano e o peruano Pila Jauregui na final da chave de mistas da WH1-WH2. Já Vitor Tavares tem como parceiro o norte-americano Miles Krajewski na final da SH6 contra os também peruanos Nilton Ignacio/Hector Tunque.

Medalhas garantidas

O Brasil conquistou 15 medalhas no Pan-Americano de parabadminton nesta sexta, sendo uma de prata e 14 de bronze. Maria Gilda/Auricélia Evangelista e Ana Gomes/Daniele Souza foram prata e bronze nas duplas femininas das classes WH1-WH2. Nas disputas de simples, Auricélia Evangelista (WH1), Aline Cabral (WH2), José Ambrósio Neto (WH2), Jonathan Cardoso (SL3), Eduardo Oliveira (SU5), Ricardo Cavalli (SU5), Danielle Carvalho (SL4) e Laura Fernandes (SU5) faturaram o bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ainda com parcerias, Geraldo Oliveira/Genivaldo Duarte (SU5) e Ricardo Cavalli/Manuel Alejandro (SU5)* levaram entre os homens, Danielle Carvalho/Carolina Roncato (SL3-SU5) com as mulheres e Ana Gomes/Jaime Aranguiz (WH1-WH2)** e Yuki Roberto/Adriane Ávila (SL3-SU5) nas mistas conquistaram medalhs de bronze após derrotas na semifinal.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia