Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiras disputam maratona em cadeira de rodas no Japão

Aline Rocha e a Vanessa de Souza, da classe T54, vão disputar a 41ª Maratona Internacional em Oita neste domingo (20).

Brasileiras disputam maratona em cadeira de rodas no Japão Aline Rocha e Vanessa de Souza
Aline Rocha e Vanessa de Souza posam para foto no Japão (Foto: Divulgação/CPB)

A paranaense Aline Rocha e a paulista Vanessa de Souza, da classe T54 (para cadeirantes), vão disputar a 41ª Maratona Internacional em cadeira de rodas, em Oita, Japão, neste domingo (20). Ambas as brasileiras foram convocadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em outubro deste ano.

Única mulher brasileira a disputar Jogos Paralímpicos de Inverno (PyeongChang 2018 e Pequim 2022), Aline Rocha também tem experiência nas pitas de atletismo. Participou dos Jogos Rio-2016 na prova de 1.500 m e na própria maratona.

+Jovane Guissone leva ouro na Copa do Mundo na Hungria

Neste ano, de maneira inédita, a paranaense ainda competiu na etapa da Diamond League de Zurique, Suíça, em uma disputa mista com outros cadeirantes. Na ocasião, ela encerrou a prova na 10ª posição. Além das participações em competições internacionais, Aline também passou por um camping de atletismo liderado pelo ex-atleta norte-americano Adam Bleakney, no Centro de Treinamento Paralímpico.

Vanessa de Souza esteve nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ao todo, conquistou três medalhas de ouro em maratonas internacionais em cadeira de rodas durante a sua carreira. Nos Estados Unidos em 2020, Espanha no mesmo ano e São Paulo em 2019.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Camping em Minas

Quinze atletas da seleção brasileira de atletismo paralímpico estão em Belo Horizonte (MG) para a realização de uma semana de treinamento em arremessos e lançamentos. Eles ficarão até o próximo sábado (29) no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que funciona como Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na capital mineira.

Os Centros de Referências fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Mais em Paralimpíada Todo Dia