A seleção brasileira feminina de vôlei sentado se sagrou campeã do Mundial da modalidade. O título inédito veio nesta sexta-feira (11), em Sarajevo, na Bósnia. A equipe do Brasil bateu o Canadá na grande final por 3 sets a 2 (25/23, 18/25, 25/21,17/25, 15/06) e carimbou a vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A decisão foi equilibrada e decidida apenas no último set. No início da partida, as canadenses ficaram na frente por quase todo o primeiro set, mas as brasileiras viraram para fechar em 25 a 23. No segundo set, o Canadá venceu por 25 a 18 e empatou a partida. Logo depois, as adversárias ainda viraram para cima do Brasil, ao fazerem 25 a 21 no terceiro período.
Mas as brasileiras não se abateram e continuaram buscando o resultado. No quarto set, elas dominaram e venceram por 25 a 17, para forçar o set decisivo. No tie-break, o título mundial veio: Ádria foi a responsável pelo último ponto e sacramentou a vantagem brasileira no resultado (15 a 6). A partida teve duração de 1h55min.
Apenas os campeões do Mundial de vôlei sentado, feminino e masculino, garantem vaga para os Jogos na França. A seleção brasileira feminina conquistou a medalha de bronze nas duas últimas edições de Jogos Paralímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Neste Mundial, a equipe fez uma campanha impecável, com seis vitórias em seis partidas. O pódio do vôlei sentado feminino foi completado pelos Estados Unidos, que venceu a Eslovênia por 3 a 0 na disputa do bronze.
Bronze para o vôlei sentado masculino
Também nesta sexta (11), a seleção brasileira masculina de vôlei sentado conquistou a medalha de bronze, ao vencer o Egito por 3 sets a 1 (25/21, 20/25, 25/23, 26/24).
No último set da partida, os egípcios chegaram a ficar na frente e quase levaram a partida para o quarto set. Mas o brasileiro Luis decidiu o jogo ao marcar os dois últimos pontos do confronto e garantiu a medalha para o Brasil.
Esta foi a terceira medalha da seleção brasileira masculina na história da competição. Na Polônia, em 2014, conquistaram a prata e na Holanda, em 2018, o bronze. A campanha masculina foi marcada por seis vitórias e uma derrota, na semifinal para o Irã, atual campeã paralímpica da modalidade.
+ Brasileiras são bronze no Mundial de tênis de mesa