A Agafuc-RS sofreu, mas venceu a Adesul-CE por 1 a 0 nesta quarta-feira (9), no terceiro dia de disputas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos, no CT Paralímpico, em São Paulo. A equipe gaúcha foi dominante, mas teve de enfrentar um inspirado Paulo Ryan, jovem goleiro do time cearense, que fez grandes defesas. O gol da vitória só saiu no último minuto do jogo, com Ricardinho em cobrança de falta.
+ Alana e Willians conquistam o título mundial de judô paralímpico
“Foi a nossa primeira vez na Série A. Propomos um estilo de jogo defensivo e tivemos muita qualidade na marcação. Sabíamos da dificuldade de parar Ricardinho e Nonato, que têm muito entrosamento. Mas graças a Deus, Ele me deu força, garra e muita saúde para correr atrás deles e conseguimos sair com esse placar baixo”, disse Paulo Ryan, que é presença constante nas convocações da Seleção Brasileira de base.
Hoje com 19 anos de idade, o goleiro começou a praticar o futsal aos nove. Com o sonho de seguir carreira no esporte, ele conheceu o futebol de cegos em 2019, graças a David Xavier, técnico da Seleção Juvenil e da Adesul. Após participar dos Jogos Escolares do Ceará e se destacar, Ryan se inseriu de vez na modalidade, participando de uma fase de treinamentos com os principais atletas da competição.
Com uma constante evolução, o goleiro disputou mais competições ao longo dos anos seguintes, ganhou mais bagagem e passou a ser convocado para a Seleção Brasileira sub-20 – ele também já jogou com a sub-23. Pela Adesul, Paulo Ryan foi o grande destaque do acesso inédito da equipe à Primeira Divisão nacional, após não ter sido vazado no Regional Nordeste deste ano. Sua equipe terminou em quarto lugar.
Adesul é rebaixada e Agafuc mantém 100%
No Campeonato Brasileiro, a Adesul perdeu dois dos três primeiros jogos e empatou outro. A equipe precisava vencer a Agafuc para seguir viva na luta pela permanência na Série A. No entanto, isto não aconteceu. Paulo Ryan operou milagres, mas a forte equipe gaúcha marcou no fim com Ricardinho. Com a derrota, a Adesul não conseguiu se manter na elite do futebol de cegos nacional.
“A nossa equipe propôs o jogo e tivemos várias chances, mas temos que dar o mérito para a Adesul. Eles se postaram muito bem na defesa. A proposta era essa, se defender para sair no contra-ataque e assim conseguiram. O time deles foi muito incisivo na marcação e tivemos dificuldade para fazer o gol, mas graças a Deus conseguimos para sair com a vitória”, avaliou Nonato.
O resultado fez a Agafuc manter seu 100% de aproveitamento na competição. A equipe soma agora três vitórias em três jogos e retomou a liderança da competição – havia sido ultrapassada pela Acergs porque folgou no dia de ontem. Pentacampeã nacional, a Agafuc vem de quatro títulos seguidos e é uma das favoritas para conquistar mais um troféu. O time já está garantido nas quartas de final.
A Acergs-RS perdeu para a Apace-PB por 5 a 0. O time paraibano teve um coletivo eficiente e voltou a vencer, se recuperando do empate contra a Apadv em sua última partida. Jonatan e Toninho marcaram duas vezes cada e Jardiel fez um gol. Além da goleada, a equipe quebrou a invencibilidade do time gaúcho, que é uma das sensações da competição. As duas equipes também estão garantidas nas quartas.
Outros jogos
Até então invictas na competição, Maestro-PR e Apadevi-PB fizeram o jogo mais esperado da rodada. Após um primeiro tempo equilibrado, o time curitibano venceu com gol de Tiago Paraná no segundo tempo. A equipe paraibana se mandou para o ataque no fim, mas o Maestro segurou a vitória e subiu para a quarta colocação na classificação, com sete pontos. A Apadevi tem seis pontos e está em quinto.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A AMC-MT ganhou da Apadv-SP por 2 a 0, com gols de João Batista e do argentino Nico Véliz. A equipe chegou à segunda vitória em três jogos e praticamente garantiu classificação para o mata-mata – os oito melhores entre os 15 times participantes avançam. Escema-MA e Uniace-DF empataram em 0 a 0, assim como CFCP-PA e Cedemac-MA. Todas essas equipes podem ser rebaixadas na última rodada.