A seleção brasileira masculina de vôlei sentado estreou com vitória no Mundial da modalidade, em Sarajevo, na Bósnia, ao bater a Polônia por 3 sets a 0 (parciais 25/16, 25/8 e 25/11), nesta sexta-feira (4). Ambas as equipes estão no Grupo C da competição, ao lado de Alemanha e Canadá, seleções que também já se enfrentaram na primeira rodada. Os alemães levaram a melhor e derrotaram os canadenses por 3 a 0.
Na primeira parcial do confronto entre brasileiros e poloneses, houve um certo equilíbrio no início, com a Polônia assumindo a dianteira do placar por uma pequena diferença. No entanto, o Brasil virou, manteve a vantagem e fechou em 25 a 16.
+Vitor Tavares vence e vai a semi do Mundial de parabadminton
O homem mais alto do Brasil, Joelison Fernandes da Silva, conhecido como Ninão, de 2,37 m, entrou quando o placar apontava 24 a 15 para a equipe treinada pelo técnico Fernando Guimarães. No primeiro lance, ele não conseguiu o bloqueio, mas, no seguinte, em um ataque não defendido pelos poloneses, o paraibano definiu o set.
Na segunda parcial, a menos equilibrada de todas, os poloneses seguraram os brasileiros até o 8 a 8. Depois, o Brasil anotou incríveis 17 pontos consecutivos, fez 25 a 8 e abriu 2 sets a 0. Ninão entrou novamente no fim, mas, desta vez, nem precisou encostar na bola. No terceiro set, a seleção brasileira manteve o ritmo e não deu chances para o time rival. Venceu a parcial por 25 a 11 e o confronto por 3 a 0.
Quarta colocada nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e de Tóquio 2020, a seleção masculina de vôlei sentado busca a classificação para a próxima edição do megaevento, que será realizada em Paris, França, no ano de 2024. Para tanto, o time necessita chegar à decisão do Mundial na Bósnia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Seleção feminina de vôlei sentado estreia amanhã
Medalhista de bronze nas duas últimas edições dos Jogos Paralímpicos, o time feminino também estará no Mundial. O primeiro jogo das meninas do Brasil ocorre neste sábado (5), às 4h, contra a Alemanha. Ambas as seleções compõem o Grupo C acompanhadas por Itália e Finlândia.
Tanto na chave masculina quanto na feminina, as equipes finalistas garantem vaga para os Jogos de Paris 2024. Entre os 25 atletas que representam o Brasil na competição está a capixaba Luiza Fiorese. Atuando há pouco mais de três anos na modalidade, esse é o primeiro mundial da carreira da jogadora.
“Estou muito feliz de estar aqui. Nosso time mudou muito depois de Tóquio. Voltaram várias meninas mais antigas e experientes. É uma equipe que não é nova, pois as meninas já jogam juntas há muito tempo. Mas também é uma equipe diferente dos Jogos no Japão e do último campeonato disputado na Holanda. Nossa expectativa é ir bem e lutar para conseguirmos o título”, destaca.
O Mundial de vôlei sentado segue até o dia 11 de novembro.
Campeonato Mundial de vôlei sentado 2022: confira a agenda dos próximos jogos do Brasil
Masculino
5/11 (sábado), às 11h45 – Brasil x Alemanha
6/11 (domingo), às 7h45 – Brasil x Canadá
Feminino
5/11 (sábado), às 5h – Brasil x Alemanha
6/11 (domingo), às 5h15 – Brasil x Itália
7/11 (segunda-feira), às 5h45 – Brasil x Finlândia