O Brasil perdeu para a Argentina nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato da Copa América de futebol de cegos, nesta sexta-feira (28), em Córdoba, na Argentina. Em um jogo disputado, a seleção brasileira teve as principais chances do jogo, mas o placar terminou zerado. Nas penalidades, a equipe perdeu duas cobranças e viu os hermanos anotarem dois gols.
Como toda final, o jogo foi bem equilibrado. Na primeira etapa, a Argentina teve as principais oportunidades de gol, com duas finalizações. Nonato teve uma boa chance na reta final, mas chutou para fora. No segundo tempo, a história mudou. O Brasil cresceu e dominou as ações. Ricardinho chutou na trave logo no começo da etapa. Na reta final, Nonato teve três chances claras e perdeu.
Sem conseguir concluir as oportunidades, o placar permaneceu zerado. A Argentina, inclusive, segurou o resultado nos minutos finais para assegurar a ida para os pênaltis. Na cobrança das penalidades, Cássio marcou para o Brasil, mas Nonato e Jardiel desperdiçaram suas cobranças. A Argentina converteu duas oportunidades e saiu vitoriosa em 2 a 1.
Revanche
Brasil e Argentina já haviam se enfrentado na primeira fase desta Copa América de futebol de cegos e, na ocasião, a seleção brasileira havia levado a melhor, com o placar de 1 a 0. Esta foi, aliás, uma reedição da final dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, realizado no ano passado, também com vitória brasileira pelo placar mínimo.
Antes da final contra a Argentina, o Brasil havia sido líder da primeira fase, com uma campanha de quatro vitórias e um empate. Além dos hermanos, a equipe brasileira havia batido México, Chile e Colômbia. Na última rodada, com a classificação para a decisão já garantida, a equipe brasileira poupou titulares e empatou com o Peru em 1 a 1.
Este é a quarta vez que o Brasil é vice-campeão da Copa América de futebol de cegos. Em dez edições da competição já realizadas, o país foi à final, tendo sido campeão em seis oportunidades. A última vez que a seleção havia perdido a decisão foi em 2017, em torneio realizado em Santiago, no Chile.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Apesar do vice, o Brasil carimbou o passaporte para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 com a participação em Córdoba. A competição multiesportiva dará uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A Copa América também distribuiu vagas para o Campeonato Mundial de futebol de cegos, no qual o Brasil já estava classificado.