8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Já na final, Brasil empata na Copa América de futebol de cegos

Seleção pentacampeã paralímpica poupou alguns jogadores ficou na igualdade contra Peru na despedida da primeira fase da competição. Decisão do título é nesta sexta-feira

Brasil Peru Copa América de futebol de cegos
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

Jogando com uma escalação alternativa, o Brasil empatou com o Peru em 1 a 1 nesta quinta-feira (27), no encerramento da primeira fase da Copa América de futebol de cegos, em Córdoba, na Argentina. Jardiel marcou o gol brasileiro a cinco minutos do fim, mas Bartolo empatou dois minutos depois. A seleção brasileira já está garantida na final do torneio, que acontece nesta sexta-feira (28).

+ Brasil bate a Colômbia na Copa América de futebol de cegos

Com a classificação para a final assegurada com uma rodada de antecedência, o Brasil poupou alguns de seus titulares no duelo contra o Peru. Ainda assim, a equipe teve o controle da maior parte do jogo. No entanto, não concluiu em gols. O placar só foi aberto na reta final do jogo, quando Jardiel entrou no jogo e mandou para as redes, a cinco minutos do fim. A alegria brasileira, porém, durou pouco, porque o Peru logo empatou com Bartolo.

Apesar do tropeço, o Brasil já tem a liderança da primeira fase assegurada. A equipe teve quatro vitórias, contra Argentina, Colômbia, Chile e México, além do empate contra o Peru. O segundo colocado, que será o adversário do Brasil na final da Copa América, ainda não está definido. A disputa está entre Argentina e Colômbia, com vantagem de pontos para os donos da casa.

Em busca do hepta

Além da classificação para a final, o Brasil também assegurou vaga nos Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023 com sua campanha na fase inicial da Copa América de futebol de cegos. O Parapan, por sua vez, que acontecerá em novembro do ano que vem, será classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta será a décima final de Copa América da seleção brasileira, presente em todas as decisões desde 1997, quando foi realizada a primeira edição do torneio. Em Córdoba, o Brasil busca o heptacampeonato. Além do título na última edição, realizada em 2019, em São Paulo, o país foi primeiro colocado também 1997, 2001, 2003, 2009 e 2013.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia