A Seleção Brasileira de futebol de cegos venceu o Chile por 6 a 0 nesta terça-feira (25), em duelo válido pela terceira rodada da Copa América, que está sendo disputada em Córdoba, na Argentina. Com 100% de aproveitamento e nove pontos somados, os atuais campeões garantiram matematicamente vaga nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, que serão sediados justamente em Santiago, capital chilena. Isto porque a Copa América concede aos quatro melhores colocados lugar no Parapan. Com duas rodadas a jogar na fase classificatória, o Brasil não tem mais como ficar fora do top 4.
+Brasileiras fazem ouro, prata e bronze no Regional das Américas
+Brasileiros embarcam para o Mundial de parabadminton
+Jovane Guissone fatura seu 3º ouro no Regional das Américas
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Vale lembrar que, para ir a Paris 2024 no futebol de cegos, o Brasil terá dois caminhos: ganhar a competição do ano que vem no Chile ou ficar entre os três primeiros da Copa do Mundo de Birmingham, na Inglaterra, também agendada para o próximo ano – e para qual os brasileiros já estão classificados. Clique aqui para entender melhor como se dará a distribuição de vagas aos Jogos Paralímpicos.
JOGO TRANQUILO
A partida contra os chilenos se mostrou a mais tranquila até o momento para os brasileiros. Jogando praticamente com seus quatro atletas recuados, a equipe adversária pretendia fechar a defesa, mas o plano começou a ruir cedo, quando Nonato abriu o placar aos seis minutos em chute cruzado e rasteiro no canto do goleiro Diego Urquiola. Tiago Paraná ampliou em seguida, o que permitiu a Fábio Vasconcelos começar a rodar o elenco ainda no primeiro tempo.
Quem entrou também deu conta do recado: Jardiel e Maxwell marcaram mais dois e levaram o duelo para o intervalo com a vantagem de 4 a 0. O panorama não mudou na etapa final, quando até o goleiro reserva Giovane foi testado. Com mais um gol de Jardiel e outro de Maxwell, o Brasil fechou a conta na maior goleada do torneio até agora.
“Foi importante rodar o time hoje, porque um elenco não se faz campeão só com quatro, cinco jogadores. Precisamos de todos. E já ter a vaga no Parapan é importante também para seguirmos firmes no foco de chegar até a final”, disse o técnico Fábio Vasconcelos.
A terceira rodada da Copa América de futebol de cegos teve também novas vitórias de Argentina e Colômbia. Os donos da casa bateram o México por 3 a 0, gols de Coki Padilla (dois) e Fred Accardi. Já os colombianos golearam o Peru: 4 a 1. Jhon González marcou dois, Juan Quintero e Nicolas Coca fizeram os demais. Brayan Bartolo deixou outra vez sua marca e descontou para os peruanos.