8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sesi vence Cetefe e leva Brasileiro de goalball masculino

Sesi volta a vencer o Cetefe e fatura o título do torneio masculino do Campeonato Brasileiro de goalball

Sesi goalball Brasileiro
(Foto: Renan Cacioli/CBDV)

O Sesi São Paulo conquistou na manhã deste sábado (1) o Campeonato Brasileiro de Goalball – Série A ao derrotar o Cetefe, do Distrito Federal, por 7 a 3, em duelo realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. O time dirigido por Diego Colletes, que já havia vencido o torneio feminino na sexta, torna-se tricampeão da competição, sendo o maior vencedor ao lado de Apace e Santos.

A conquista devolveu aos paulistas a soberania na modalidade, já que em 2021 o Sesi não venceu nenhuma das categorias. Esta foi a terceira vez na história que o clube obteve a dobradinha com suas equipes feminina e masculina, repetindo 2019 e 2017.

Times feminino e masculino do Sesi posam em frente ao backdrop do torneio que tem a identidade
visual do Campeonato Brasileiro 2022 nas cores roxa e laranja com o nome da competição escrito em amarelo.
Os atletas estão com medalhas ao redor do pescoço e o ala Parazinho segura o troféu da conquista dos rapazes.
Equipes feminina e masculina do Sesi (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

“Conseguimos construir algo bem significativo para esta temporada. São sempre grandes desafios e tentamos ajustar todos os detalhes para o resultado final. O que nos move é o dia a dia de trabalho, isto acaba sendo uma construção até maior do que os títulos. A gente vê a mudança na vida do pessoal, o quanto eles conseguem conduzir melhor suas vidas dentro e fora da quadra, o que é muito valioso para nós dentro do projeto. O título vem coroar tudo isso”, disse o técnico Diego Colletes.

Como foi o jogo

Motivado pela vitória sobre o Santos na semifinal, o Cetefe veio com tudo para a decisão e conseguiu construir um primeiro tempo bastante seguro, abrindo 3 a 1 no placar com três gols marcados pelo ala André Dantas, que terminou a competição na vice artilharia, com 42. Para o segundo tempo, o Sesi voltou com Alex “Labrador” no lugar de Son fazendo o pivô, e deixou Matheus e Parazinho nas alas. A mudança surtiu efeito. Aliando volume ofensivo, consistência defensiva e sem cometer erros, a equipe paulista virou o jogo. Parazinho marcou cinco vezes ao todo. Matheus e Labrador fizeram os demais gols.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Nossa equipe é muito forte psicologicamente, lutou da primeira à última bola. A gente sabia que eles viriam com tudo, mas sabíamos também que se mantivéssemos a mente forte, teríamos chances de sairmos com o título. A comissão técnica passou confiança até o final. Deu tudo certo!”, comemorou Parazinho, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, assim como Labrador. Além dos já citados, também integraram o elenco campeão do Sesi os jovens Braian, de 19 anos, e Natan, de 21.

Santos é bronze

Leomon veste camisa branca com listras verticais pretas do Santos. Ele acena com o polegar direito
em sinal de positivo enquanto segura o troféu de artilheiro entregue pelo técnico da Seleção Brasileira
masculina, Jônatas Castro, que está ao seu lado vestindo agasalho amarelo e óculos de grau.
Leomon foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

Campeão da edição anterior do Brasileiro de goalball, o Santos conseguiu ir para o pódio graças à vitória por 8 a 5 sobre os paranaenses do IRM (Instituto Roberto Miranda), treinados pelo auxiliar técnico da Seleção Brasileira feminina, Marcio Rafael. O clube também fez o artilheiro do campeonato: Leomon Moreno fechou sua participação com 55 gols.

Mais em Paralimpíada Todo Dia