8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil garante cinco no mata-mata da Copa do Mundo de Varzim

Brasil classifica cinco atletas no mata-mata da Copa do Mundo de bocha em Póvoa do Varzim, Portugal

Evani Calado Brasil na Copa do Mundo de bocha
Evani Calado foi uma das brasileiras que se classificou (Foto: Ale Cabral/CPB)

O Brasil conseguiu mais sete vitórias no segundo dia de disputas da etapa de Póvoa do Varzim da Copa do Mundo de bocha, nesta quarta-feira (06), e com isso, cinco atletas passaram de fase. José Carlos Chagas, Maciel Santos, Evani Calado e Marcelo dos Santos se classificaram para as quartas de final, enquanto Andreza Vitória garantiu vaga na semifinal do torneio português.

+ Joaquim Cruz será o chefe da equipe brasileira no Mundial de Atletismo de Oregon

Já classificada para o mata-mata, Andreza Vitória perdeu para a tcheca Katerina Curinova por 5 a 0 no encerramento da primeira fase da BC1. Mesmo com a derrota, a brasileira garantiu a primeira colocação do grupo A e avançou de forma direta à semifinal.

Marcelo dos Santos perdeu para o tailandês Pornchok Larpyen por 5 a 4. O duelo, que valia a liderança do grupo A da classe BC4, deixou o brasileiro em segundo lugar. Ele vai entrar no mata-mata nas oitavas de final, diferente do tailandês, que garantiu vaga direta nas quartas. Marcelo vai enfrentar o ucraniano Artem Kolinko na próxima fase.

Medalhistas paralímpicos vencem

Medalhista de bronze na Paralimpíada de Tóquio, José Carlos Chagas derrotou o grego Panagiotis Loulanis por 10 a 1 e garantiu a liderança do grupo B da classe BC1. Assim, o brasileiro avançou às quartas de final, onde enfrentará o sul-coreano Dojin Kim, que ganhou duas e perdeu uma na primeira fase.

Maciel Santos foi bronze na Paralimpíada de Tóquio (Foto: Ale Cabral/CPB)

Também bronze em Tóquio-2020, Maciel Santos venceu dois duelos para se garantir na primeira colocação do grupo A da classe BC2. Primeiro, ele passou pelo holandês Bernd Meints por 8 a 0 e, depois, bateu o canadense Danik Allard por 7 a 1. O brasileiro enfrentará o israelense Nadav Levi nas quartas de final.

Evani Calado fez sua estreia na classe BC3 e venceu a portuguesa Joana Pereira por 4 a 1, o que já lhe garantiu nas quartas de final. A brasileira enfrentará a polonesa Edyta Owczarz no encerramento da primeira fase, onde quem vencer garante a liderança do grupo A.

Eliminações

Pela classe BC2, a mesma de Maciel Santos, Iuri Tauan foi eliminado da Copa do Mundo de bocha após nova derrota. Ele perdeu para o israelense Nadav Levi por 7 a 1 e acumulou duas derrotas em duas partidas, aparecendo na quarta colocação do grupo B. O brasileiro ainda enfrentou o tailandês Watcharaphon Vongsa na finalização da primeira fase do torneio e perdeu por 12 a 0.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Josiane Silva foi eliminada na classe BC4 após derrota para a portuguesa Carla Oliveira por 5 a 1. Ela ainda enfrentou a britânica Fiona Muirhead e venceu por 13 a 2, ficando em terceiro lugar em seu grupo.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia