O Brasil conseguiu mais sete vitórias no segundo dia de disputas da etapa de Póvoa do Varzim da Copa do Mundo de bocha, nesta quarta-feira (06), e com isso, cinco atletas passaram de fase. José Carlos Chagas, Maciel Santos, Evani Calado e Marcelo dos Santos se classificaram para as quartas de final, enquanto Andreza Vitória garantiu vaga na semifinal do torneio português.
+ Joaquim Cruz será o chefe da equipe brasileira no Mundial de Atletismo de Oregon
Já classificada para o mata-mata, Andreza Vitória perdeu para a tcheca Katerina Curinova por 5 a 0 no encerramento da primeira fase da BC1. Mesmo com a derrota, a brasileira garantiu a primeira colocação do grupo A e avançou de forma direta à semifinal.
Marcelo dos Santos perdeu para o tailandês Pornchok Larpyen por 5 a 4. O duelo, que valia a liderança do grupo A da classe BC4, deixou o brasileiro em segundo lugar. Ele vai entrar no mata-mata nas oitavas de final, diferente do tailandês, que garantiu vaga direta nas quartas. Marcelo vai enfrentar o ucraniano Artem Kolinko na próxima fase.
Medalhistas paralímpicos vencem
Medalhista de bronze na Paralimpíada de Tóquio, José Carlos Chagas derrotou o grego Panagiotis Loulanis por 10 a 1 e garantiu a liderança do grupo B da classe BC1. Assim, o brasileiro avançou às quartas de final, onde enfrentará o sul-coreano Dojin Kim, que ganhou duas e perdeu uma na primeira fase.
Também bronze em Tóquio-2020, Maciel Santos venceu dois duelos para se garantir na primeira colocação do grupo A da classe BC2. Primeiro, ele passou pelo holandês Bernd Meints por 8 a 0 e, depois, bateu o canadense Danik Allard por 7 a 1. O brasileiro enfrentará o israelense Nadav Levi nas quartas de final.
Evani Calado fez sua estreia na classe BC3 e venceu a portuguesa Joana Pereira por 4 a 1, o que já lhe garantiu nas quartas de final. A brasileira enfrentará a polonesa Edyta Owczarz no encerramento da primeira fase, onde quem vencer garante a liderança do grupo A.
Eliminações
Pela classe BC2, a mesma de Maciel Santos, Iuri Tauan foi eliminado da Copa do Mundo de bocha após nova derrota. Ele perdeu para o israelense Nadav Levi por 7 a 1 e acumulou duas derrotas em duas partidas, aparecendo na quarta colocação do grupo B. O brasileiro ainda enfrentou o tailandês Watcharaphon Vongsa na finalização da primeira fase do torneio e perdeu por 12 a 0.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Josiane Silva foi eliminada na classe BC4 após derrota para a portuguesa Carla Oliveira por 5 a 1. Ela ainda enfrentou a britânica Fiona Muirhead e venceu por 13 a 2, ficando em terceiro lugar em seu grupo.