O Brasil teve uma boa atuação no Grand Prix de Paris e trouxe para casa 8 medalhas, sendo cinco de ouro, e o novo recorde mundial no disco da classe T11 graças ao paulista Alessandro da Silva, 37, que lançou para 46,24 m e e superou sua própria marca de 46,10 m, alcançada no Mundial de Dubai, em 2019.
Além da medalha de ouro no lançamento de disco, prova em que é o atual bicampeão paralímpico e mundial, o atleta também subiu ao lugar mais alto do pódio no arremesso de peso em Paris.
+ Davi Silva vai à semifinal e garante medalha em Santo Domingo
“Foi um dia maravilhoso. Estava preparado para conseguir boas marcas. No primeiro lançamento, já consegui o recorde mundial e, nos outros, também obtive distâncias expressivas”, disse Alessandro.
Neste último dia de competição, a campeã paralímpica no lançamento de disco, Beth Gomes, da classe F52 (para atletas cadeirantes), também conquistou o título da prova no Grand Prix, com a marca de 17,01 m. Em Paris, a disputa foi multiclasses, ou seja, Beth competiu com lançadoras das classes F52-F55.
André Rocha também saiu vitorioso. O atleta da classe F52, conquistou a medalha de bronze no arremesso de peso. Ele arremessou para 8,45 m e foi superado pelo mexicano Salinas Ventura (10,14 m) e pelo francês J.F Mairte (9,27 m). Na quinta, André já havia conquistado a prata no lançamento de disco, com a marca de 15,69 m.
Outro pódio brasileiro no encerramento do Grand Prix foi de Luis Felipe Rosin, prata nos 200 m da classe T64 (para atletas com deficiências nos membros inferiores e que competem com próteses), com o tempo de 25s05, o melhor do atleta na temporada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Confira as medalhas conquistadas pelo Brasil no Grand Prix de Paris:
Ouro
Alessandro da Silva – arremesso de peso (F11)
Alessandro da Silva – lançamento de disco (F11) e recorde mundial
Silvânia Costa – salto em distância (T11)
Beth Gomes – lançamento de disco (F52)
Wallace dos Santos – arremesso de peso (F55)
Prata
André Rocha – lançamento de disco (F52)
Luís Felipe Rosin – 200 m (T64)
Bronze
André Rocha – arremesso de peso (F52)