“O futebol de cegas já é realidade”, foram essas as palavras ditas pela técnica Laryssa Macêdo após o I Festival de futebol para cego realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
+Escola Paralímpica passa a ter turmas de triatlo e tiro com arco
Não é só ela que tem essa visão, outros treinadores, que orientaram as 26 participantes, que estavam no evento também fizeram uma balanço parecido. “Para mim, ainda está caindo a ficha de tudo o que aconteceu. O futebol de cegas já é realidade e, agora, só ampliamos os objetivos”, declarou Laryssa.
O evento ocorreu de quinta a domingo e 23 atletas de linha deficientes visuais e as três goleiras participaram de palestras e atividades práticas em campo que culminaram com jogos exibição nas quais puderam experimentar todos os fundamentos do jogo.
“O final muito muito emocionante, eu mesmo cheguei às lágrimas pelos depoimentos delas, muitas vieram dizer que achavam que não conseguiriam, que era um sonho”, declarou o técnico David Xavier, que integra a comissão técnica da Seleção Brasileira da Seleção Brasileira de base.
“Foi fantástico participar um pouco do sonho de muitas delas. Tenho certeza de que foi o pontapé inicial e chegaremos mais longe com mais gente participando e, quem sabe, competições a nível regional e nacional”, acrescentou. Ao fim do festival, todas receberam medalhas de ouro das mãos do secretário-geral da Confederação, Helder Maciel.
Além das medalhas, cada atleta recebeu da CBDV uma bola oficial novinha em folha para seguir praticando em sua cidade. “As meninas nos deram a palavra de que irão continuar praticando e convidando outras meninas. Elas estão muito felizes e emocionadas com o apoio da CBDV”, relatou Laryssa.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Agora, elas têm o estímulo, as ferramentas e o apoio de nós, professores. Estou ansiosa pelos próximos capítulos, já à espera dos vídeos e mensagens que as atletas me prometeram e muito feliz em fazer parte dessa linda história”, finalizou.