O brasileiro Lauro Chaman conquistou a medalha de ouro na etapa da Bélgica da Copa do Mundo de paraciclismo de estrada, nesta sexta-feira (06). Ele venceu a disputa do contrarrelógio da categoria C5 superando a concorrência de 23 adversários. A competição segue até este domingo (08) e conta com a participação de outros dez brasileiros.
+ Brasil é bronze na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas
Na prova contrarrelógio na categoria C5, Lauro Chaman foi o mais rápido no percurso de 30km no circuito montado em Ostend, cidade belga de pouco mais de 70 mil habitantes, e conquistou a medalha de ouro. Com o tempo de 36min56s320, Lauro superou os franceses Kelvin Le Cunff (prata) e Dorlan Foulon (bronze).
A Copa do Mundo é a segunda competição mais importante dentro do calendário da Federação Internacional de Ciclismo (UCI, sigla em inglês), pois a pontuação será validada para a primeira distribuição de vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A programação desta etapa da Copa do Mundo de paraciclismo contempla provas de contrarrelógio e de resistência, marcadas para este sábado (07) e domingo (08).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A equipe brasileira conta com 11 atletas: André Grizante (C4), Carlos Soares (C1), Jady Malavazzi (H3), Lauro Chaman (C5), Mariana Garcia (H3), Rayr Barreto (H4), Ronan Fonseca (H5), Talita de Oliveira (blind), Ulisses Freitas (H4), Victor Luiz de Oliveira (C2), Victor Barboza (C2). Participam do evento 368 atletas, de 39 países.
Resultados do contrarrelógio da Copa do Mundo de paraciclismo:
Lauro Chaman (C5): Ouro
Ulisses Freitas (H4) – 11º lugar
Rayr Barreto (H4) – 16º lugar
Ronan Fonseca (H5) – 15º lugar
Victor Luiz de Oliveira (C2) – 13º lugar
Jady Malavazzi (H3) – 6º lugar
Mariana Garcia (H3) – 10º lugar
André Grizante (C4) – 17º lugar
Carlos Soares (C1) – 5º lugar