Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil é bronze na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas

Ymanitu Silva e Leandro Pena foram responsáveis pela primeira medalha do Brasil na história da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas

Ymanitu Silva Brasil bronze no quad copa do mundo de tênis em cadeira de rodas roland garros tenis em CR final
Lucas Balduino/CBT

O Brasil conquistou nesta sexta-feira a medalha de bronze da categoria quad na Copa do Mundo de tênis de cadeira de rodas. Foi o primeiro pódio do país na história da competição. Para chegar ao resultado, a equipe brasileira derrotou os Estados Unidos na disputa pelo terceiro lugar em duelo que superou as 4h horas de duração somando os dois jogos que foram disputados.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Foi uma grande semana que tivemos. É o segundo Mundial que competimos com a mesma equipe. No ano passado, ganhamos experiência, mas batemos na trave. Dessa vez, viemos para vencer e conseguimos uma fase de grupos perfeita. Apesar do tropeço na semifinal, viemos com tudo para o bronze e felizmente deu certo o nosso trabalho”, comemorou Vinicius Cyrillo, capitão da equipe Quad.

“Isso é fruto de muito trabalho e muita dedicação. É um resultado muito importante para o tênis em cadeira de rodas. No tênis, mesmo quando perdemos, temos que aprender com as derrotas para se desenvolver ainda mais. Depois de muitos anos de esforço, está aí o resultado. É um prazer colocar o tênis em cadeira de rodas do Brasil no top 3 do mundo”, vibrou Ymanitu Silva, catarinense que é o 8º melhor do mundo na categoria.

“Muita emoção. É apenas meu segundo mundial e conseguimos esse resultado tão bom. Tive boas vitórias aqui e isso é muito importante para o meu desenvolvimento individual e também para o crescimento da nossa equipe”, frisou o paulista Leandro Pena. “Em 2000, quando comecei, eu nunca imaginei que pudesse presenciar um crescimento tão grande da nossa modalidade. Realmente, é algo que emociona e fico muito feliz de poder fazer parte de tudo isso”, completou Augusto Fernandes.

A primeira partida da disputa pelo bronze da categoria quad na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas foi disputada entre Leandro Pena e Byan Barten. O primeiro set foi vencido pelo tenista dos Estados Unidos por 7/5, mas o brasileiro reagiu e venceu as duas parciais seguintes por 6/1 e 6/0 em 2h21 de jogo.

Leandro Pena quad Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas
Leandro Pena venceu de virada a primeira partida do duelo contra os Estados Unidos pelo terceiro lugar (Lucas Balduino, CBT)

Na segunda partida, Ymanitu Silva encarou David Wagner, que precisava vencer para forçar a disputa de duplas, enquanto o brasileiro jogava para fechar o duelo. No primeiro set, vitória de Ymanitu por 6/4. No segundo, muito equilíbrio e a definição só aconteceu no tie break com o triunfo por 8/6 do tenista catarinense.

Para chegar até a final da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas, o Brasil venceu todos os confrontos que teve pela frente na fase de grupos (3 a 0 na Grã Bretanha, 3 a 0 nos Estados Unidos e 3 a 0 em Israel) e só perdeu para a África do Sul na semifinal por 2 a 0.

Neste sábado, outras categorias do Time Brasil BRB voltam às quadras para mais uma rodada no mundial. No femino, as mulheres enfrentam a equipe da Alemanha na disputa pela 7ª e 8ª colocação. No masculino, o confronto é contra Portugal na briga pelas colocações de 12º a 16º.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paralimpíada Todo Dia