Em mais um dia de disputas do Brazil International de parabadminton, nesta quinta-feira (21), cinco atletas se classificaram para as quartas de final em seus respectivos torneios individuais. Cinco duplas, entre masculinas e mista, também já garantiram top-8 em suas categorias. Vitor Tavares, brasileiro que competiu em Tóquio-2020, venceu por W.O e avançou às oitavas na SH6.
Pela classe SL4, com a maior quantidade de brasileiros, Rogerio Oliveira foi o único a atingir as quartas de final, após vencer o guatemalteco Raul Anguiano por 21/9 e 21/14. Ele enfrentará o alemão Marcel Adam na próxima fase. Eugenio Cleto e Adrick dos Santos caíram nas oitavas de final.
João Gabriel Carbajal também chegou nas quartas de final na classe SU5, após vencer o venezuelano Kleiber Palacios por 21/14 e 21/18. Em busca da semi, ele enfrentará o polonês Barlomiej Mroz. Mario Ribeiro também avançou às oitavas de final na classe SL3, mas foi eliminado pelo indiano Umesh Vikram Kumar por 2 sets a 0 (21/11 e 21/13).
Nas disputas com cadeirantes, o Brasil classificou três atletas para as quartas de final da classe WH2, com Pedro Nogueira, Julio Cesar Godoy e Edmar Barbosa. Pedro e Julio se enfrentarão por um lugar na semifinal. Já na WH1, Tarcio Nascimento, Rodolfo Cano, Arthur Dias e Marcelo Conceição disputarão as oitavas.
Disputas femininas
As mulheres brasileiras ainda estão lutando por vagas no mata-mata. Abinaecia da Silva e Adriane Avila estão na fase de grupos da classe SL3, enquanto Edwarda Dias e Danielle Araújo estão na SL4. Entre as cadeirantes, Daniele Souza, Auricelia Evangelista, Ana Gomes e Milani Gomes lutam por vagas na WH1. Maria Gilda Antunes luta pelo título da WH2, tendo duas vitórias.
Duplas
Entre as duplas, Dheyvid de Almeida/Marcio Dellafina estão na briga por um lugar na semifinal da SH6. Na SL3/SL4, Breno Johann e o peruano Gerson Lostaunau estão nas quartas de final, assim como Eduardo Oliveira/Yuki Rodrigues na SU5. Entre os cadeirantes, Rodolfo Cano/Julio Godoy e Edimar Barbosa/Marcelo Conceição estão nas quartas da WH1/WH2.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Rogerio Oliveira/Edwarda Dias se classificaram para as quartas do torneio de duplas mistas da SL3/SU5, assim como Marcio Dellafina/Cristiane Lourenço na SH6.
Ao todo, a competição internacional reúne 180 atletas de 20 países, dos quais nove não contam com atletas de baixa estatura, ou seja, são representados por cadeirantes e/ou atletas com deficiências nos membros superiores/inferiores. Do total dos participantes, 63 são brasileiros. A competição vai até domingo (24).