O brasileiro Jovane Guissone conquistou mais uma medalha na etapa de São Paulo da Copa do Mundo de paraesgrima. Desta vez, ele faturou o bronze na espada categoria B, disputada neste sábado (16), após uma campanha de seis vitórias e duas derrotas. Outros 18 brasileiros também competiram no dia, mas nenhum passou das quartas de final.
+ Brasil é bronze na disputa feminina da pistola na Copa do Mundo de tiro esportivo
Vindo de um ouro na disputa do florete B há dois dias, Jovane entrou como o principal favorito na espada B. Ele tem essa como sua principal prova, tendo sido duas vezes medalhista paralímpico na prova (incluindo uma prata em Tóquio-2020). Na Copa do Mundo deste sábado, o gaúcho teve uma trajetória sólida nas poules, vencendo quatro jogos e perdendo apenas um, para o tailandês Visit Kingmanaw.
Com a campanha, avançou ao mata-mata como o terceiro cabeça de chave, estreando somente nas oitavas. O gaúcho atropelou seus dois adversários iniciais: venceu Kim Dong Hun por 15 a 2 e bateu o compatriota Izaias Monteiro por 15 a 3. Já na semi, perdeu para o francês Yohan Peter, por 15 a 9, e levou o bronze.
Outras provas
Além de Jovane Guissone, quatro brasileiros competiram na espada B da Copa do Mundo de paraesgrima em São Paulo. Rodrigo Massarutt terminou na quinta colocação, após vencer quatro duelos na poule e parar nas quartas de final. Eliminado por Guissone, Izaias foi o oitavo colocado. Vanderson Luis Chaves caiu nas oitavas, ficando em 13º, enquanto Anderson Pires foi o 17º.
Entre as mulheres, Monica Santos foi quinta colocada no sabre categoria A, numa disputa que teve apenas oito atletas. Ela venceu três jogos nas poules e caiu nas quartas de final, para a francesa Sophie Sablon. Pelo sabre categoria B, Carminha Oliveira, Fabiana Soares e Karina Maia pararam nas oitavas, enquanto Rudineia Manica caiu na primeira fase.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Por fim, na espada categoria A, dos nove brasileiros que competiram, nenhum chegou nas oitavas de final. Alex Sandro Souza terminou na 18ª posição; Lenilson de Oliveira foi o 21º; Clodoaldo Zafatoski, o 24º; Moacir Ribeiro, o 25º; Sandro Colaco, o 26º; Elias Oliveira, o 30º; Fabio Luiz Damasceno, o 32º; Kevin Damasceno, o 33º; e Eduardo Oliveira, o 34º.
A Copa do Mundo de paraesgrima
A Copa do Mundo de paraesgrima é disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde a última quinta-feira. Até aqui, o Brasil soma dois pódios no torneio, ambos obtidos por Jovane Guissone. A competição será encerrada neste domingo (17), com as provas por equipes: florete open, espada feminina, espada masculina e sabre feminino.