O brasileiro Jovane Guissone conquistou o título do florete categoria B na Copa do Mundo de paraesgrima, que teve seu primeiro dia de disputas nesta quinta-feira (14), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Multi-medalhista paralímpico, o gaúcho teve uma campanha perfeita, com oito jogos e oito vitórias, derrotando o iraquiano Ammar Ali na final.
+ Seleção brasileira de bocha é convocada para a Copa do Mundo do Rio
Em sua trajetória, Jovane sobrou nas poules e avançou na primeira colocação, vencendo seus cinco duelos com tranquilidade. Ranqueado como o cabeça de chave número 2 após a campanha inicial, ele estreou no mata-mata somente nas quartas de final e derrotou o tailandês Visit Kingmanaw, por 15 a 12. Depois, bateu o italiano Michele Massa por 15 a 11 e encontrou Ammar na final, ganhando por 15 a 12.
CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO!@Jovaneguissone faturou a medalha de ouro na Copa do Mundo de paraesgrima, que está sendo disputada no CT Paralímpico em São Paulo @cpboficial @cbesgrima pic.twitter.com/t54LkPTzAa
— Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial) April 14, 2022
Natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, Jovane Guissone tem 39 anos e tem o florete como sua segunda arma. Sua principal é a espada, na qual ele já foi duas vezes medalhista paralímpico, tendo um ouro em Londres-2012 e uma prata em Tóquio-2020. Há dois dias, ele levou o ouro na Copa Brasil de paraesgrima.
Outros 16 brasileiros competiram na Copa do Mundo de paraesgrima em São Paulo, incluindo dois no florete B masculino. Vanderson Chaves, que também representou o Brasil em Tóquio, foi o nono colocado, enquanto Mauricio Stempniak terminou na 13ª posição, ambos parando nas oitavas de final.
+ Confira os resultados do Brasil no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima
Outros resultados
Pela disputa feminina do florete A, Rayssa Veras foi a melhor brasileira terminando na sexta colocação. Ela avançou em segundo lugar nas poules, após uma campanha de três vitórias e duas derrotas, superou a compatriota Fabiana Soares nas oitavas e foi derrotada pela georgiana Nino Tibilashvili, por 15 a 5, nas quartas.
Fabiana foi a 11ª colocada após ser eliminada por Rayssa. Ela havia conseguido duas vitórias nas poules. Entre as outras brasileiras que competiram na categoria, Carminha Oliveira também parou nas oitavas e ficou em nono lugar. Rudineia Manica foi 16ª, enquanto Karina Maia terminou em 17º.
O florete A masculino foi o torneio mais recheado de brasileiros, com oito ao todo. No entanto, nenhum deles chegou nas quartas de final. Fabio Luiz Damasceno, Alex Sandro Souza e Sandro Colaco pararam nas oitavas, enquanto Lenilson de Oliveira, Clodoaldo Zafatoski, Kevin Damasceno, Moacir Ribeiro e Eduardo Oliveira perderam na primeira rodada do mata-mata.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por fim, Monica Santos foi a única brasileira na espada B feminina. Com uma campanha de quatro derrotas nas poules, ela chegou nas oitavas com o pior ranqueamento do torneio. Ainda assim, fez um grande jogo contra Irma Khetsuriani, mesmo perdendo por 15 a 14.
Copa do Mundo de paraesgrima
As disputas da Copa do Mundo de paraesgrima seguem acontecendo no Centro Paralímpico de Treinamento em São Paulo até o domingo (17). Cerca de 240 atletas participam da competição, que é promovida pela Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS). É o primeiro evento internacional da modalidade na temporada.