A Agafuc/RS confirmou o favoritismo e derrotou o Maestro/PR por 1 a 0, na manhã deste sábado (26) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na decisão da Supercopa de futebol de cegos 2022. A competição reuniu os quatro melhores colocados no Campeonato Brasileiro da modalidade em 2021.
O gol do confronto deste sábado foi marcado por Ricardinho, atleta que já foi considerado o melhor do mundo e é presença constante nas convocações da Seleção Brasileira. Os dois times haviam conquistado as melhores campanhas na fase classificatório.
Desde quarta-feira, 23, o CT Paralímpico sediou os oito jogos do torneio. Todos os times jogaram contra todos e os dois melhores avançaram à final. O Agafuc conquistou seu quarto título em quatro edições da competição (2018, 2019, 2020 e 2022 – em 2021, por causa da pandemia, o campeonato foi suspenso).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na disputa de 2022, a equipe gaúcha terminou a competição de maneira invicta. Foram três vitórias e um empate, que ocorreu contra o próprio Maestro, por 1 a 1, na primeira fase do torneio. Além de Ricardinho, o Agafuc conta no seu elenco com outros destaques, como o goleiro Luan e o ala/pivô Raimundo Nonato, ambos campeões paralímpicos em Tóquio 2022, além do argentino Coki Padilla, vice-campeão na capital japonesa.
A terceira colocação da Supercopa de futebol de cegos 2022 ficou com a Apace/PB, que, também na manhã deste sábado, derrotou o Cedemac/MA por 1 a 0. O gol foi de Jardiel, outro atleta medalhista de ouro no Japão.
Vale ressaltar que a competição foi realizada sob as novas regras da modalidade implementadas pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos), que alterou o tempo de jogo de 40 minutos cronometrados para 30 minutos cronometrados.