Boas notícias! O Comitê Paralímpico Ucraniano anunciou nesta terça-feira (01º) que está enviando sua delegação completa para competir nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, que começam na próxima sexta-feira (04). Ao todo, 20 atletas e nove guias vão para o evento multiesportivo. A participação da Ucrânia na Paralimpíada era incerta por conta do cenário de guerra vivido pelo país desde que a Rússia invadiu seu território.
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) tratou de divulgar a informação, retweetando, através de sua conta oficial no Twitter, um comunicado oficial do Comitê Paralímpico Ucraniano. Horas mais tarde, a entidade ainda publicou uma foto da delegação ucraniana já se preparando para deixar o país.
Os 20 atletas e nove guias ucranianos vão competir em duas modalidades: esqui cross-country e biatlo. Em 2018, na última edição paralímpica de inverno, a Ucrânia faturou 22 medalhas, sendo sete ouros, sete pratas e oito bronzes. Na ocasião, o país ficou na sexta colocação do quadro geral de medalhas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Participação de Rússia e Belarus ainda não foi definida
Enquanto a Ucrânia confirmou participação, a presença da Rússia e de Belarus (que dá suporte para a entrada russa na Ucrânia) em Pequim 2022 é incerta. O IPC fará uma reunião nesta quarta-feira (02), em que definirá a situação. Os Jogos começam na sexta-feira, dia 04 de março, e vão até o dia 13.
Diversas entidades esportivas já suspenderam atletas, árbitros, dirigentes, equipes e seleções desses dois países de suas competições, seguindo uma recomendação feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Entre outras sanções já anunciadas, estão a retirada da Rússia como sede do Mundial de vôlei e a exclusão da seleção russa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de futebol.
+ Federação de atletismo é mais uma a excluir atletas russos das competições