Helcio Perilo encerrou a participação brasileira no Mundial de tiro com arco paralímpico neste sábado (26) com um nono lugar no W1, disputado nos Emirados Árabes Unidos. Foi a melhor colocação do Brasil na competição. Também terminaram em nono lugar Jane Karla, no arco composto feminino, e Heriberto Roca e Nelson Silva, nas duplas do arco recurvo.
A categoria W1 no tiro com arco paralímpico é destinada a atletas com deficiências graves em três ou quatro membros e que necessitam da cadeira de rodas. Helcio Perilo terminou em quinto lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, disputados em agosto de 2021.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Hélcio havia terminado a fase de classificação em 11º lugar, marcando 626 pontos. Na primeira rodada ele derrotou o italiano Gabriele Ferrandi por 132 a 109. Já nas oitavas de final, ele desafiou o turco Nihat Türkmenoglu e foi derrotado por um placar quase idêntico: 132 a 108.
O turco está em um ótimo dia e venceu em sequência o russo Aleksei Leonov, que havia se classificado em terceiro, e o iraniano Mohammadreza Zandi, segundo colocado da fase classificatória. Ainda neste sábado ele disputa a final 100% turca do Mundial contra Yigit Caner Aydin.