O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, foi sede na noite desta terça-feira (7) da cerimônia de abertura do Campeonato Regional das Américas de bocha 2021. Ao todo,12 delegações vão disputar o torneio a partir desta quarta-feira (8) no próprio local. Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México e Peru estarão nas disputas.
O Campeonato Regional das Américas de bocha será disputado por 72 atletas. As competições individuais começam primeiro e vão até sábado (11). No domingo (12) e na segunda (13) acontecerão as competições por pares e equipes. O Brasil será representado por 10 atletas, sendo nove que estiveram nos Jogos de Tóquio: José Carlos Chagas (BC1), Andreza Vitória (BC1), Maciel Santos (BC2), Natali de Faria (BC2), Mateus Carvalho (BC3), Evelyn de Oliveira (BC3), Evani Calado (BC3), Eliseu dos Santos (BC4) e Ercileide Laurinda da Silva (BC4). A novidade será a estreia do jovem Iuri Tauan Saraiva da Silva (BC2), de 18 anos. “Estou muito feliz com a oportunidade de representar o país e estar ao lado de atletas que admiro”, destacou.
A competição contará com separação de gênero, algo inédito em torneios disputados pela seleção brasileira da modalidade. Será a segunda vez que o CT Paralímpico sedia a principal competição de bocha das Américas. A primeira foi em 2019. “Eu nunca perdi uma competição que aconteceu no CT. Desde que foi inaugurado, em 2016, eu nunca perdi aqui. O CT é a nossa casa. Sem dúvida nenhuma, é uma esperança de muitas medalhas”, declarou Maciel Santos, medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio 2020 e que está em busca do tetracampeonato das Américas.
Casa paralímpica
“É uma grande alegria receber uma competição internacional de bocha aqui na nossa casa paralímpica. É uma modalidade que oportuniza a todos os atletas irem além dos seus limites, independentemente de suas limitações. A bocha das Américas tende a crescer ainda mais nos Jogos Paralímpicos de Paris”, afirmou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de 5 e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK
Arthur Cruz, presidente da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), acrescenrou ser um prazer sediar o Campeonato Regional das Américas de bocha. “Ficamos um ano e meio sem a competição por causa da pandemia. Vale ressaltar que o Regional irá classificar atletas diretamente para o Mundial, a ser realizado no Rio de Janeiro, em 2022”, disse. Marcela Ramon, da Federação Internacional de Bocha (BISFed), completou. “Com toda a certeza, é um dia muito feliz para mim e para toda a família da bocha, pois é um reencontro nosso. Espero que todos desfrutem dos jogos.”