O esporte paralímpico vai movimentar o Brasil nos próximos dias. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promoverá 19 eventos em 74 cidades de todas as regiões do país entre 19 de novembro e 12 de dezembro. Serão 16 Meetings espalhados por São Paulo, Sertãozinho, Araraquara, Aracaju, Recife, Natal e Fortaleza; as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo; o Festival Paralímpico realizado simultaneamente em 70 cidades brasileiras; e o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico, no Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 10 mil crianças e atletas com deficiências deverão participar.
“É um período muito importante para os atletas com deficiência do país, visto que é a retomada de competições e festivais, com toda a segurança possível. São todos eventos importantíssimos do calendário do CPB, que deixam de forma clara toda a capilaridade e abrangência dos projetos do CPB em todo o território nacional”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Meetings
Os Meetings são uma atualização para a temporada 2021 do Circuito, que já era realizados desde 2005. O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será sede de seis deles, sendo três de atletismo, um de natação e dois de halterofilismo, entre 19 e 21 de novembro. Nos três dias de competições, jovens promessas do paradesporto nacional irão se reunir com alguns dos medalhistas dos Jogos de Tóquio. São 493 atletas estão inscritos, o que torna a etapa paulistana de esporte paralímpico a maior de todas realizadas até aqui em 2021.
Após a cidade de São Paulo, o estado paulista receberá competições em Sertãozinho (atletismo) e Araraquara (natação) no dia 27 de novembro. Depois, mais quatro estados sediarão uma etapa de atletismo, natação e/ou halterofilismo até o dia 12 de dezembro: Sergipe (Aracaju), Pernambuco (Recife), Rio Grande do Norte (Natal) e Ceará (Fortaleza). Desde outubro até o encerramento no Ceará, dez estados e o Distrito Federal vão ter sediado ao menos uma etapa do Meeting.
Paralimpíadas Escolares
As Paralimpíadas Escolares 2021 vão acontecer entre 23 e 26 de novembro, também no CT Paralímpico. É o maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, com 851 atletas inscritos, oriundos de 24 unidades da federação. Apenas Alagoas, Minas Gerais e Rondônia não terão representantes. Neste ano, o evento contará com a estreia do parataekwondo, modalidade que estreou no programa paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020. O Brasil conquistou três medalhas, uma de cada cor.
+ Atletas paralímpicos passam por exames visando Pequim-2022
De acordo com Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, a ideia das Paralimpíadas Escolares é estimular a prática esportiva competitiva entre os jovens, visando o alto rendimento. “Os estados querem competir. Não querem só participar. Por isso, cada unidade federativa selecionou os melhores atletas disponíveis”, disse.
Festival Paralímpico
A terceira edição Festival Paralímpico ocorrerá no dia 4 de dezembro, das 8h30 às 12h, em 70 cidades brasileiras. A expectativa é que 7 mil crianças de 8 a 17 com deficiência participem. Serão três modalidades por sede com a intenção de mobilizar pessoas com ou sem deficiência por meio das atividades físicas. O evento celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro, mas por conta da pandemia de Covid-19, foi adiado e acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro. “É uma ação lúdica para os jovens brincarem e entenderem como é prazeroso praticar esportes. Afinal, todos os participantes, independentemente das limitações, estarão lá pela diversão. Após o festival, certamente, os jovens irão procurar clubes e associações para se manterem ativos”, explicou Ramon.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Brasileiro de Tiro Esportivo
O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico 2021 tem o objetivo de desenvolver a modalidade do esporte paralímpico no país. A competição ocorrerá de 3 a 5 de dezembro, no Centro Nacional de Tiro Esportivo, em Deodoro, no Rio de Janeiro. A participação é limitada a atletas que sejam filiados a clubes de prática esportiva, devidamente cadastrados na base de dados do CPB, sendo que a idade mínima exigida é 14 anos. Os inscritos com menos de 18 anos só poderão disputar provas com armas de ar comprimido.