A quarta-feira (27) fechou a primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol de 5, definindo as oito equipes classificadas para a fase decisiva do torneio e os três times rebaixados para a Série B do torneio do torneio disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Abrindo a rodada, o Maestro goleou a Escema por 6 a 0, com gols marcados por Guegueu, com três, dois do Dudu e um do Cássio. Na sequência, um duelo histórico. Maior campeão nacional com 7 taças, o Instituto de Cegos da Bahia acabou perdendo a terceira na competição e foi rebaixado após ser superado pelo AMC por 1 a 0, gol marcado pelo argentino Braian Nahuel.
+ Meeting em Brasília tem geração anos 2000 brilhando no atletismo
No terceiro duelo do dia, a Uniace ganhou do Ismac por 2 a 1. O chileno Victor Pavez marcou os gols da equipe vencedora, enquanto o argentino Daniel Iturria descontou. Eleito duas vezes o melhor jogador do mundo do futebol de 5, Ricardinho marcou dois e Tiago Paraná fez um, construindo o triunfo da Agafuc sobre a Apadevi por 3 a 0, deixando o time na liderança geral da primeira fase.
No penúltimo confronto do dia, empate sem gols entre Cedemac-MA e Apadv-SP. Fechando a terceira rodada, o artilheiro da competição Jardiel marcou duas vezes e comandou o triunfo da Apace diante da Urece por 2 a 0.
Com o fim da primeira rodada, as quartas de finais foram definidas com os oito times de melhor campanha classificados. Os confrontos (veja abaixo) acontecem nesta sexta-feira (29), enquanto a semi estão previstas para o sábado e grande decisão no domingo. Por outro lado, Urece, Ismac, ICB ficaram com as três piores colocações e foram rebaixados à série B.
Confira os duelos das quartas de final
09:00 – AGAFUC x APADV
10:30 – APACE x ESCEMA
14:00 – MAESTRO x UNIACE
15:30 – AMC x CEDEMAC
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Sobre o torneio
O futebol de 5 já teve 32 edições com caráter de Campeonato Brasileiro – esta será a décima administrada pela CBDV. O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) é o maior campeão, com sete taças: 2016, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010 e 2009. A Adevibel-MG tem cinco conquistas, seguida por Apace-PB e Agafuc-RS, com quatro cada.