Símbolo da paz, unidade e solidariedade, a chama olímpica foi acesa em Olímpia, na Grécia, na manhã dessa segunda-feira (18).
Sem a presença do público por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia reuniu os presidentes do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e da Grécia, Katerina Sakellaropoulou. Também participaram membros dos Comitês Olímpicos da Grécia e da China.
“Nesse nosso mundo frácil, onde divisão, conflito e desconfiança seguem em ascenção, os Jogos Olímpicos aparecerem para erguer pontes, nunca para construir muros,” declarou Thomas Bach.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Pela terceira vez na história das Olimpíadas modernas, a cerimônia de acendimento da chama olímpica foi realizada sem a participação de público. O feito já havia ocorrido nos Jogos de 2020, em Tóquio, e nos de 1984, em Los Angeles.
Na cerimônia, a atriz chinesa Xanthi Georgiou, vestida como uma ex-sacerdotisa grega, acendeu a chama graças à passagem dos raios do sol por um espelho parabólico.
A tradicional cerimônia, realizada próxima ao Templo da deusa Hera, celebra a origem grega dos Jogos Olímpicos, conectando os Jogos modernos e suas origens históricas.
Após ter sido acesa, a chama olímpica começou sua jornada rumo a China com o esquiador grego Ioannis Antoniou, atleta olímpico que também carregou a tocha nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014.
Partiu, China
A chama olímpica agora será transportada para o Estádio Panatenaico, um dos mais antigos do mundo localizado em Atenas, capital da Grécia. Nessa terça-feira (19), a tocha será entregue oficialmente para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, que terá a missão de conduzi-la à China.
Uma cerimônia de boas vindas será realizada na quarta-feira (20), com a chama olímpica sendo exposta ao público na Torre Olímpica de Pequim. Mais próximo ao início dos Jogos, será realizada o tradicional revezamento da tocha olímpica.
Cerca de 2900 atletas representarão aproximadamente 85 países nos Jogos mais equilibrados em termos de gênero da história entre os dias 4 e 20 de fevereiro de 2022.