O Campeonato das Américas de goalball, que estava marcado para acontecer entre os dias 15 e 22 de outubro, em São Paulo, foi adiado para fevereiro de 2022. A IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) acatou um pedido da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) para remarcar o evento, tendo em vista as dificuldades que as seleções de fora teriam para cumprir todas as exigências sanitárias por conta da pandemia.
+ CT Paralímpico recebe Paralimpíadas Universitárias a partir desta sexta
Dez países estavam confirmados no torneio: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, México, Estados Unidos e Peru disputariam as duas categorias, feminino e masculino. A Venezuela mandaria apenas sua seleção masculina, e o Equador, somente a feminina. O Campeonato das Américas de goalball será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado em São Paulo.
“Por conta das dificuldades que muitos países vinham encontrando devido às restrições sanitárias ainda em decorrência da pandemia, achamos melhor solicitar à IBSA o adiantamento da competição. Acreditamos que esse prazo a mais será suficiente para que o evento possa ser organizado da maneira mais adequada”, explica Felipe Menescal, gerente técnico e de eventos da CBDV.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Pelo mesmo motivo, a IBSA anunciou nesta quinta (9), também, o adiamento do Campeonato Ásia-Pacífico da modalidade, agendado para novembro, em Asan, na Coreia do Sul. A nova data ainda será anunciada pela Federação.