O domingo (27) foi de muito esforço e celebração para o paratriatlo brasileiro. Em Pleasant Prairie, Wisconsin, Estados Unidos, foi realizado o Pan-Americano da modalidade e o Brasil, com cinco representantes, foi ao pódio quatro vezes em quatro classes diferentes.
Fernando Aranha foi o segundo colocado na classe PTWC. Mesma colocação obtida por Jéssica Messali, mas na classe PTWC. Por sua vez, Jorge Luis Fonseca foi o terceiro colocado na disputa da classe PTS4.
Carlos Rafael Viana também completou a prova no terceiro lugar, mas na classe PTS5. Mesma prova disputada por Renan Cordeiro, que chegou logo atrás e saiu com um quarto lugar.
Em todas as 10 classes disputadas no Pan-Americano de paratriatlo, os competidores tiveram que nadar 750 m, pedalar por 20 km e correr por mais 5 km.
Classe PTWC
Com o tempo de 01h10min32s, Fernando Aranha ficou um minuto e 37 segundo atrás de Howie Sanborn, dos Estados Unidos. O brasileiro foi muito melhor na natação, mas perdeu tempo no ciclismo e na corrida. O pódio foi completado pelo também norte-americano Zachary Stinson.
No feminino, Jéssica Messali cravou 01h12min02s ao final do percurso e ficou dois minutos e 36 segundos atrás da campeã Kendall Gretsch, dos Estados Unidos. A mexicana Brenda Osnaya Alvarez foi a terceira colocada.
PTS4
Jorge Luis Fonseca teve uma grande recuperação na corrida, mas fez 01h07min55s e ficou atrás de dois norte-americanos: Eric Mcelvenny foi o campeão do Pan-Americano e Jamie Brown vice.
PTS5
Finalizando a participação brasileira, Carlos Rafael Viana e Renan Cordeiro competiram entre si. Carlos levou a melhor e foi o terceiro colocado com o tempo de 01h00min53s, enquanto Renan fez 01h02min42s e foi o quarto colocado no Pan-Americano de paratriatlo.
O ouro da classe ficou com o canadense Stefan Daniel, enquanto o norte-americano Chris Hammer foi o segundo colocado.