A IWAS (Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes) divulgou nesta quarta-feira (20) o adiamento da etapa da Polônia da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas. O evento aconteceria entre os dias 3 e 9 de julho e foi adiado por conta da pandemia do coronavírus.
+ Caio Ribeiro aposta que conquistará ouro e prata em Tóquio
Além da etapa da Copa do Mundo, o país receberia ainda as competições do sabre por equipes e a Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas na categoria C. Estes eventos acabaram também sendo adiados por conta do novo vírus.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Anteriormente, a entidade já havia cancelado a etapa de São Paulo da Copa do Mundo, que aconteceria em março. O único evento que ainda segue previsto para a competição é a etapa de Pisa, na Itália. O torneio está marcado para o dia 19 de novembro, porém a IWAS afirma que está em constante observação sobre as condições para a realização ou não da etapa.
Qualificação paralímpica
“Estamos naturalmente desapontados por não poder viajar para a Polônia em julho. No entanto, é importante preservar a segurança dos atletas e equipes neste momento. Em breve, daremos mais detalhes sobre o restante do calendário. Agradecemos a todos por sua paciência e compreensão”, declarou Rudi van den Abbeele, presidente da IWAS.
Vale lembrar que nenhuma das três competições adiadas faziam parte do programa de qualificação da esgrima em cadeira de rodas para a disputa da Paralímpiada de Tóquio, adiada para 2021. De acordo com o novo calendário divulgado pelo Comitê Paralímpico Internacional, a janela qualificatória será fechada no dia 31 de maio do próximo ano.
Dessa forma, a IWAS trabalha para conseguir datas para a realização dos qualificatórios regionais e a Copa do Mundo. Destes eventos, o único com uma previsão é o torneio classificatória da Ásia, marcado para entre os dias 10 e 19 de dezembro em Nakhon Ratchasima, na Tailândia.