A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, em inglês), entidade que rege o esporte para deficientes visuais no mundo, divulgou na última terça (11), o novo ranking mundial de judô, já com os resultados do Pan de Montreal, realizado em janeiro, computados. Praticamente todos os atletas do Brasil subiram nas respectivas listas de suas categorias.
É com esta motivação que seis judocas foram convocadas para o Tokyo International Judo Championship, evento-teste que será realizado de 6 a 17 de março na sede dos próximos Jogos Paralímpicos, marcados para agosto, na capital japonesa.
+CT Paralímpico recebe duelo de vôlei sentado entre Brasil e Ucrânia
Vale lembrar que a Seleção se encontra atualmente na Europa, onde disputou no último sábado o German Open, na Alemanha – competição na qual conquistou dez de 11 medalhas possíveis. A delegação permanecerá em Madri, na Espanha, até o dia 16, quando retornará ao Brasil.
Ascensão a meses da definição
A última atualização do ranking havia sido feita pela IBSA em outubro do ano passado, após os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. Com o sucesso que vêm alcançando nas últimas competições, quase todos os judocas brasileiros ganharam importantes posições – é com base no ranking que se define os participantes da Paralimpíada. Antes dos Jogos de Tóquio, os atletas terão duas etapas do Grand Prix da IBSA (uma na Inglaterra, em abril, e outra no Azerbaijão, em maio) para pontuarem.
Os maiores saltos foram dados por Thiego Marques (categoria até 60 kg), que pulou da 16ª para a 12ª colocação, e Giulia Pereira (até 48 kg), antes 20ª do mundo e agora 16ª. Na categoria até 70kg feminina, a paulista Alana Maldonado se manteve no topo. Luan Pimentel (14º para 11º), Harlley Arruda (12º para 10º), Wilians Araújo (11º para 8º), Karla Cardoso (13ª para 12ª), Lúcia Teixeira (8º para 5º) e Meg Emmerich (4ª para 3ª) também subiram alguns degraus.
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Ao todo, estão reservadas 80 vagas para os homens e 58 para as mulheres na Paralimpíada, que distribuirá medalhas em 13 categorias. Cada seleção nacional pode ter no máximo sete homens e seis mulheres classificadas.
Confira os convocados para o evento-teste em Tóquio:
Giulia dos Santos Pereira (CESEC/SP) – até 48kg
Karla Ferreira Cardoso (Reação/RJ) – até 52kg
Lúcia da Silva Teixeira Araújo (CESEC/SP) – até 57kg
Alana Martins Maldonado (AMEI/SP) – até 70kg
Meg Rodrigues Emmerch (IRM/PR) – mais de 70kg
Rebeca de Souza Silva (APADV/SP) – mais de 70kg