O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá pelo menos cerca de 200 eventos de 17 modalidades em 2020. O número deve crescer, já que há eventos que são confirmados durante o ano.
As atividades do CT Paralímpico retornaram na terça (7) e os centros de referências, que reúnem alguns dos brasileiros mais bem colocados no ranking mundial em suas respectivas provas, utilizam as estruturas para treinamentos e avaliações.
A primeira competição desta temporada na casa do movimento paralímpico será o Campeonato Internacional de Parabadminton na primeira quinzena de fevereiro, de 7 a 17. Ao todo, são esperadas 300 pessoas.
+ Calendário 2020 do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Em 2019, 413 eventos foram realizados no CT Paralímpico e participaram 36.264 pessoas, entre atletas, comissão técnica e apoios.
Tóquio 2020
O calendário contará com disputas importantes para a classificação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
O Open Internacional de Atletismo e Natação, em março, é uma das competições chanceladas para obtenção do índice mínimo, das respectivas modalidades, estabelecido pelo Departamento Técnico do CPB.
Em abril, o CT Paralímpico recebe a quarta (e última) etapa regional do Circuito Brasil. Até lá, a competição terá percorrido outras três cidades em suas fases regionais: Brasília e Vitória, ambas em fevereiro, e Recife (março). Os melhores garantem vaga nas Nacionais, a partir do mês de maio, sempre no CT Paralímpico.
Além deles, o espaço receberá as seleções para a preparação visando os Jogos Paralímpicos. A delegação que vai a Tóquio fará lá em julho a última etapa de treinos antes de embarcar para o Japão.
“Voltei aos treinos aqui no CT Paralímpico muito focado para fazer uma excelente preparação para correr melhor e mais rápido”, comentou o velocista Vinicius Rodrigues, medalhista de bronze nos 100m T63 no Mundial de atletismo em Dubai.
“A infraestrutura que o CT Paralímpico oferece para a preparação dos atletas e equipes que disputarão os Jogos Paralímpicos é de extrema importância, uma vez que toda a nossa infraestrutura chega muito próximo do que eles encontrarão nos Jogos”, disse o diretor técnico do CPB, Alberto Martins.
+ Brasil tem 21 paratletas ranqueados entre os melhores do mundo
O CT Paralímpico também sediará o Camping Escolar Paralímpico, em janeiro e julho, as Paralimpíadas Universitárias, em julho, e as etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa a partir de abril.