Saem na noite desta terça-feira (17) o nome dos vencedores do prêmio Melhor do Ano por gênero do Prêmio Paralímpicos 2019. Concorrem três atletas no masculino e três no feminino, cujos nomes foram revelados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) uma semana antes.
Dos seis indicados, quatro são do atletismo: Beth Gomes e Jerusa Geber concorrem entre as mulheres e Petrúcio Ferreira e Alessandro Rodrigo entre os homens. Os outros dois são da natação: Carol Santiago e Daniel Dias.
Na segunda-feira (16) foram apresentados os vencedores do prêmio por modalidade. Petrúcio e Carol levaram nas respectivas modalidades.
Mundial e Parapan
Os atletas foram indicados por suas performances nos respectivos mundiais das modalidades e Jogos Parapan-Americanos de Lima. Petrúcio, por exemplo, levou o ouro com recordes mundiais nos 100m e 400m na classe T47 do Mundial de Dubai, tornando-se o atleta paralímpico mais rápido do mundo.
Ainda em Dubai, Beth Gomes, da classe F52, faturou o ouro no Lançamento de disco com recorde mundial da prova e Alessandro Rodrigo (F11) ganhou o ouro no lançamento de disco e bronze arremesso de peso.
Já na capital peruana, em agosto, o Daniel Dias, na classe S5, faturou sua 32ª medalha de ouro em Jogos Parapan-Americanos. Carol Santiago levou dois ouros e, no Mundial da modalidade, que aconteceu em Londres, faturou dois ouros e duas pratas. Petrúcio foi campeão nos 100m e 400m.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Melhor do ano e fim de papo
O Prêmio Paralímpicos encerra o calendário do CPB e premia os destaques esportivos da temporada. Esta edição contará com a premiação dos melhores atletas da temporada em cada modalidade paralímpica, melhores do ano por gênero, Atleta Revelação, além dos melhores técnicos de modalidades individuais e coletivas e clubes.
Também serão entregues o Prêmio Aldo Miccolis (um dos pioneiros do esporte adaptado no Brasil), que homenageia pessoas que dedicaram sua vida ao esporte paralímpico, o Prêmio Personalidade Paralímpica, para quem contribuiu para o Movimento na temporada.