Maior campeão brasileiro do futebol de 5 com sete troféus, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) está empenhado em retomar sua coroa. O time passou em primeiro lugar entre os oito que seguem na disputa da edição 2019 da competição.
O ICB não conseguia ser o melhor time da fase classificatória desde 2016, justamente o ano de seu último título. Duas edições seguinte do Brasileiro de futebol de 5, o título ficou com a Agafuc, do Rio Grande do Sul.
Para passarem em primeiro agora em 2019, o ICB derrotou nesta quarta (30) os atuais vice-campeões do Cedemac, do Maranhão, por 2 a 0, com dois gols do fixo Cássio Reis.
O saldo de gols acabou deixando os baianos à frente da Agafuc: 12 a 6. As duas equipes foram as únicas que passaram à próxima etapa do torneio com 100% de aproveitamento.
“O ICB chegou focado no campeonato, fez três bons jogos e hoje, mais uma vez, entramos muito bem. Tivemos disponibilidade tática, raça, e quem entrou deu o sangue. Agora teremos um clássico baiano contra a UBC, sabemos que cada jogo é uma história e sabemos que teremos de fazer mais uma grade exibição para conseguir a vaga às semifinais”, disse Cássio.
As disputas pela semifinal serão na sexta (1º) – veja os confrontos abaixo. Os sobreviventes decidem no sábado (2) que vai para a grande decisão de domingo (3), às 9h20 (Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
Outros dois classificados da última edição tiveram destino bem diferente este ano: a Urece-RJ, uma das equipes semifinalistas da temporada passada, safou-se do rebaixamento por muito pouco, com um ponto apenas conquistado em três partidas.
Já a ADVP-PE não teve a mesma sorte e acabou caindo de divisão ao encerrar sua participação zerada na tabela, assim como o Cadevi, de São Paulo, que também disputará a Série B – Maestro, do Paraná, e Escema, do Maranhão, serão os novos integrantes da elite em 2020.
Quartas do Brasileiro de futebol de 5
Sexta-feira
9h – Apadv-SP x Cedemac-MA
10h30 – AMC-MT x Apadevi-PB
12h – Agafuc-RS x Ismac-MS
13h30 – ICB-BA x UBC-BA