Na manhã deste sábado, 13, primeiro dia da segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de natação paralímpica, a mineira Laila Suzigan nadou os 400m livre, da classe S6, faturou a medalha de ouro e estabeleceu o novo recorde brasileiro.
Ela compõe o grupo que representará o Brasil no Campeonato Mundial da modalidade, em Londres, no mês de setembro. As disputas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e conta com a participação de 273 atletas de 18 estados e do Distrito Federal, as provas seguem até este domingo, 14.
A jovem de apenas 18 anos, ao representar o Praia Clube – Uberlândia (MG), foi a primeira a tocar a borda da piscina e finalizar a prova dos 400m com o tempo de 5min46s59, marca que lhe rendeu o novo recorde brasileiro. O anterior pertencia a Susana Schnarndorf com 5min47s78 feito no Mundial de Montreal em 2013, na época a nadadora gaúcha disputava na classe S6.
“A minha prova foi incrível! Quando olhei o placar para ver o meu tempo fiquei impressionada. Abaixei muito a minha marca e isso mostra o quanto os meus treinos vão bem”, vibrou a atleta que tem paraparesia espástica hereditária desde os 6 anos e nadará mais duas provas na tarde deste sábado, os 50m livre e 50m borboleta.
Laila disputará o primeiro Mundial da carreira em setembro, na piscina Olímpica de Londres – palco da modalidade nos Jogos de Londres 2012. Ao todo, 26 atletas foram convocados e 25 deles disputam a 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de natação. Esta é a última competição nacional antes dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto, e do Mundial, em setembro. A convocação da delegação que irá para a principal competição das Américas, na capital peruana, saíra nesta terça-feira, 16.
“As minhas expectativas estão muito altas para o Mundial, me sinto mais preparada fisicamente e psicologicamente. Estou tentando levar de uma forma tranquila, sem pressão, porque eu não funciono sob pressão”, disse a nadadora que representará o Brasil em quatro provas no Mundial: 50m e 100m livres, 50m borboleta e revezamento.
No último estilo em disputa desta manhã, Daniel Dias (S5) conquistou o ouro nos 50m costas com o tempo de 37s16. Já o catarinense Talisson Glock (S6), faturou o ouro nos 100m costas com 1min24s27. Ambos estão convocado para o Mundial.
O Circuito
O Circuito Brasil é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação.
Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.