Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Eugênio Franco leva o bronze no tiro com arco em Dubai

Eugênio Franco venceu com folga a disputa da medlaha. No composto por equipes, Jane Karla e João Carneiro ficaram em quarto

arquivo/facebook

O brasileiro Eugênio Franco conquistou a medalha de bronze no Torneio de Dubai do ranking mundial de tiro com arco paralímpico. Competindo na categoria W1 masculino, ele bateu com folgas o italiano Fabio Azzolini na disputa da medalha, nesta segunda (15).

O Brasil disputou outro bronze nesta segunda, por equipes no tiro com arco composto. Foi apertado, mas Jane Karla e João Carneiro acabaram sucumbindo diante da dupla da Índia.

Eugênio Franco dominou quase toda a disputa com Azzolini para chegar ao pódio. Abriu 23 a 16 na primeira parcial, depois fez 26 a 25 na segunda e voltou a folgar na terceira e na quarta marcando 28 a 22 e 25 a 19. Com a medalha praticamente no peito, perdeu a última parcial por 23 a 21. No fim, o placar marcou 123 a 105.

A campanha do brasileiro no tiro com arco do torneio de Dubai começou com um sexto lugar na fase de classificação, entre 18 atletas. Nas quartas-de-final, passou pelo indiano Adil Ansari, que havia sido o quinto melhor.

Nas semifinais Eugênio Aragão enfrentou o melhor atirador da fase de classificação, o finlandês Jean Pierre Antonios, e acabou perdendo por 141 a 112, resultado que levou o brasileiro para a disputa do bronze. Jean Pierre acabou confirmando o título, ao vencer o italiano Salvatore Demetrico, o segundo melhor da primeira etapa.

Jane Karla e João Carneiro

No torneio por equipes, Jane Karla e João Carneiro perderam o bronze no tiro com arco composto para os indianos Jyoti e Rakesh Kumar. A disputa foi apertada e terminou 148 a 145. A campeã foi a Grã-Bretanha, seguida pela Itália.

A vantagem decisiva foi conquistada pelos indianos na terceira parcial, quando fizeram 38 a 34 e abriram seis de frente no placar geral. Jane Karla e João Carneiro venceram a última por 38 a 35. A semifinal contra a Itália já havia sido bem apertada, com o Brasil perdendo apenas na flecha de ouro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia