Nesta quinta-feira, 21, começa a etapa de Pisa da Copa do Mundo de Esgrima em cadeira de rodas, na Itália. A competição segue até o próximo domingo, 24. O evento é organizado pela Federação Internacional de Esportes para Cadeirantes e Amputados (IWAS, sigla em inglês).
A Seleção Brasileira é composta por oito atletas: Alex Sandro Souza, Carminha de Oliveira, Carolina Anzolin, Fabiana Soares, Jovane Guissone, Mônica Santos, Moacir Ribeiro, Vanderson Chaves.
Esta competição somará pontos para o ranking mundial que servirá como qualificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Neste ano, acontecerá o Campeonato Mundial da modalidade, em Cheongju, Coréia do Sul, de 17 a 23 de setembro.
Os primeiros brasileiros a entrarem em ação, nesta quinta, serão os atletas da categoria B: Mônica na espada, Jovane e Vanderson no florete. Acompanhe os resultados aqui.
Esta é a segunda etapa da Copa do Mundo desta temporada, em fevereiro, o Brasil esteve em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. A próxima parada deste circuito internacional de esgrima em cadeira de rodas será o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 21 a 25 de maio. Em julho, Varsóvia, na Polônia, receberá a quarta etapa e Amsterdã, na Holanda, em novembro, receberá a quinta.
A esgrima em cadeira de rodas não compõe o programa de modalidades dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.