Começa neste sábado (16) a etapa de Al Ain da Copa Mundo de tiro esportivo, nos Emirados Árabes Unidos. A competição segue até domingo (24). Ao todo, estão inscritos 220 atiradores, de 47 países.
Esta é a segunda competição do período classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 da modalidade. A primeira foi o Campeonato Mundial, em novembro de 2018. Nesta etapa da Copa do Mundo, será uma vaga por prova/classe. Caso o primeiro colocado já possua a vaga, esta vai para o segundo colocado e assim sucessivamente.
O Brasil ainda não possui atletas classificados para os Jogos Paralímpicos. Os brasileiros nesta competição são: Alexandre Galgani, Beatriz Dias da Cunha, Bruno Stov Kiefer, Carlos Garletti, Eloisa Miranda e Geraldo Von Rosenthal.
Outros dois eventos compõem o período qualificatório: o Mundial de Tiro Esportivo, em outubro, na Austrália, e uma etapa da Copa do Mundo, em 2020.
Em 2019, o tiro esportivo fará sua estreia em Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru, em agosto. O Brasil já possui seis atletas classificados: Alexandre Galgani, Carlos Garletti, Geraldo Rosenthal, Marcelo Hyroshi, Sérgio Vida e Ricardo Gomes.