O Campeonato Brasileiro de Futebol de 7, para paralisados cerebrais, começou na última terça-feira, 27, no CT Paralímpico, em São Paulo. A equipe do Vasco-RJ, após vencer os dois primeiros jogos, assumiu a liderança da competição. Contudo, nesta sexta-feira, dia 30, eles enfrentam o CAIRA-MS, que é o segundo colocado e também está invicto no campeonato.
A última vez que a equipe do Rio de Janeiro levantou a taça de campeã foi em 2016. As expectativas para este ano são altas, principalmente por conta dos resultados obtidos até agora. O campeonato é disputado por pontos corridos, e o Vasco já está com seis.
Evandro de Souza, um dos atacantes do Vasco, esteve com a equipe em seus últimos três títulos (2014, 2015 e 2016). De Suzano (SP), ele está no time carioca desde 2013, mesmo ano em que foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira.
Jogador desde criança, Evandro começou no futebol de 7 somente em 2012, quando o técnico do time convencional que jogava o apresentou ao técnico do time de futebol de 7 do Sesi. Naquele mesmo ano, Evandro jogou o Campeonato Brasileiro série B e conquistou o título da competição.
“Eu me destaquei muito naquele Brasileiro e o treinador do Vasco acabou me chamando. Como consequência, eu fui também para a Seleção, e desde 2013, fui convocado para participar de todos os campeonatos oficiais, só fiquei de fora dos Jogos do Rio 2016. Conquistei títulos em Copas Américas e no Parapan de 2015, em Toronto.”
Outros atletas da Seleção Brasileira também estão disputando o Brasileiro por seus clubes. São eles: Bruno da Silva Ayva – CEMDEF-MS, Dhiego Rezende Rodrigues – CEMDEF-MS, Adriano Costa Martins – CEMDEF-MS, Ubirajara da Silva Magalhães – Vasco da Gama-RJ e João Vitor Batista Cortês – CETEFE-DF. Junto com Evandro, eles estiveram na Copa América de Futebol de 7, no início de novembro, no Equador. Na ocasião, a Seleção foi pentacampeã, após vencer a Argentina por 4×2.
Os últimos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol de 7 acontecem no domingo, 2 de dezembro, quando será anunciado o vencedor. As equipes participantes são: ADD-MS, CEMDEF-MS, ATIVA-MS, CETEFE-DF, CAIRA-MS e VASCO-RJ. Ao todo, são 72 atletas inscritos na competição.
O futebol de 7 não compõe o programa esportivo dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. No ano que vem, o Brasil defenderá o título de campeão Parapan-Americano, em Lima, no Peru.
Confira a programação completa:
Sexta-feira – 30/11
09h – CETEFE X CEMDEF
10h15 – ADD X ATIVA
14h30 – CR Vasco da Gama X CAIRA
Sábado – 01/12
09h – CAIRA X CEMDEF
10h15 – CETEFE X ADD
14h30 – CR Vasco da Gama X ATIVA
Domingo – 02/12
09h ADD X CAIRA
10h15 CEMDEF X CR Vasco da Gama
12h Cerimônia de Premiação