O VI Congresso Paradesportivo Internacional chega a sua sexta edição e será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, entre os dias 1º e 4 de novembro de 2018. O evento registra mais de 1.100 inscritos, de oito países: Brasil, Botsuana, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos e Paraguai.
Com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos em prol do desporto paralímpico, pesquisadores, doutores, mestres e estudantes de Educação Física terão a oportunidade de participar das mais de 29 atrações durante seus quatro dias de realização. As atividades estão divididas entre minicursos, mesas redondas e conferências, além de 258 trabalhos inscritos por participantes – 107 projetos a mais que a última edição, realizada em Belo Horizonte, em 2016.
Considerado um dos maiores eventos mundiais do paradesporto, referência de atualização e inovações científicas e tecnológicas no esporte paralímpico, o Congresso Paradesportivo Internacional acontece a cada dois anos e é organizado pela Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço educativo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), desde 2010.
“A valorização de todas as profissões se faz pelo fortalecimento e pela troca permanente de experiências. A realização do VI Congresso Paradesportivo Internacional proporcionará o encontro de uma gama de profissionais renomados de diversas áreas do conhecimento para discutir e compartilhar suas experiências científicas sobre o esporte paralímpico”, disse Ivaldo Brandão, segundo vice-presidente do CPB e responsável pela Academia Paralímpica Brasileira.