Depois de apresentar a carta de intenção para 2031, São Paulo agora manifestou seu desejo de receber os Jogos Pan-Americanos um ciclo antes. A cidade brasileira pode entrar no páreo para receber a edição de 2027. Barranquilla, na Colômbia, ainda não foi anunciada oficialmente, mas enfrenta problemas para pagar cerca de R$ 45 milhões ao organizador do evento, a PanAm Sports.
De acordo com a apuração do GE, Barranquilla, ainda não pagou duas parcelas de US$ 4 milhões como garantia à entidade organizadora do evento. Existe uma disputa interna entre o governo federal da Colômbia e a cidade. Além disso, eleições estão marcadas para o fim deste mês e o favorito para vencer no município colombiano é do partido de oposição.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
Dessa forma, o contexto se tornou favorável para cidade brasileira, que já se colocou à disposição para receber o evento. “Vai depender de muita coisa ainda, mas do que for possível, do que depender de São Paulo, nós estamos “listos”, como dizem em espanhol”, disse Marta Suplicy ao GE. Ela ocupa o cargo de secretária de Relações Internacionais do município. Uma comitiva da Prefeitura está em Santiago desde de quinta-feira (19).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
A definição sobre a continuidade dos Jogos Pan-Americanos em Barranquilla 2027 deve acontecer até dezembro deste ano. Contudo, o período do Pan-Americano em Santiago pode ser fundamental para a escolha da sede. Além disso, vale destacar que caso a cidade colombiana fique de fora, em teoria, as sedes anteriores do Pan entram primeiro na fila para receber novamente o evento.