Com sua força máxima, a seleção brasileira de judô inicia nesta quinta-feira (25) sua caminhada no Campeonato Pan-Americano da modalidade. O torneio está marcado para Lima (Peru) e servirá como evento-teste para os Jogos Pan-Americanos, marcados para começar em julho.
+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga
O torneio acontecerá no Polidesportivo 1, da Vila de Videna, mesmo local que abrigará as competições no Pan-Americano. Para o Brasil, levar sua força máxima para o Pan de judô tem duas finalidades principais.
A primeira é somar pontos no ranking continental, que definirá os classificados para os Jogos de Lima. Os campeões somam 700 pontos no ranking mundial e 500 pontos no ranking continental.
Além deste Pan, haverá ainda a realização da Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá, entre 22 e 23 de maio. Este torneio dará ao campeão 200 pontos no ranking. Os nove melhores colocados de cada categoria na lista pan-americana estarão classificados para os Jogos de Lima.
A alta pontuação no ranking mundial (classificatório para Tóquio-2020) também é um dos motivos para a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) enviar seus principais judocas para o Pan da modalidade. O desempenho no torneio também ajudará a definir a equipe que vai disputar o Campeonato Mundial, em setembro, no Japão.
O sorteio das chaves do Pan-Americano de judô acontecerá nesta quarta-feira (24).
Programação
Os combates começarão na quinta-feira (25), quando lutarão pelo Brasil Nathália Brígida (48 kg), Sarah Menezes (52 kg), Larissa Pimenta (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Eric Takabatake (60 kg) e Daniel Cargnin (66 kg).
Na sexta-feira (26), será a vez de Aléxia Castilhos (63 kg), Maria Portela (70 kg), Lincoln Neves (73 kg), David Lima (73 kg) e Eduardo Yudy Santos (81 kg).
No sábado (27), a seleção competirá com Mayra Aguiar (78 kg), Maria Suelen Altheman (+78 kg), Beatriz Souza (+78 kg), Rafael Macedo (90 kg), Leonardo Gonçalves (100 kg), Rafael Silva “Baby” (+100 kg) e David Moura (+100 kg).
Fechando a programação, no domingo (28), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas. Nas provas individuais, as sessões começarão a partir das 7h30 (preliminares) e 13h (finais). Por equipes, as disputas começarão às 8h e 13h, respectivamente (horário de Brasília).
VEJA TAMBÉM:
+ De olho no Mundial, Brasil define equipe para o Pan de judô
+ Judô brasileiro inicia 2019 com alerta ligado
+ ‘Chegaremos mais confiantes para Tóquio-2020’, diz Ney Wilson
+ Confira o calendário completo de provas do Pan-Americano de Lima