Surpreendeu na semana passada um comunicado no site da World Sailing (Federação Internacional de Vela), sobre uma mudança no programa de provas dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. Isso faltando cerca de seis meses para o início do evento.
Fora a questão bizarra de se mudar a quantidade de participantes com tão pouco tempo para o início da competição.
+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga
Segundo o comunicado, foi ampliado o número de vagas para competição de vela no Pan, subindo de 148 para 168 atletas. Ampliou-se o número de barcos da Nacra 17, de oito para dez, e adicionou mais um evento, a 49er, com oito barcos.
O motivo para o inchaço, contudo, é bem justo.
Segundo a World Sailing, tanto os eventos da 49er quanto da Nacra (assim como da 49er FX feminino) serão classificatórios para os eventos continentais pré-olímpicos para Tóquio-2020, ainda com data para serem definidos.
VEJA ALGUMAS OBRAS DO PAN DE LIMA-2019
O Pan já definia previamente a classificação direta para Tóquio-2020 nas classes laser (masculino) e laser radial (feminino).
A intenção da World Sailing, que aguarda aprovação do COI (Comitê Olímpico Internacional) é que pela primeira vez, uma edição do Pan-Americano poderá classificar para a Olimpíada cinco de dez eventos da vela.
VEJA TAMBÉM:
+ Veja como estão as obras do Pan-Americano de Lima
+ Confira o vídeo oficial dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019
+ Os classificados do Brasil para o Pan de Lima-2019