O hipismo CCE do Brasil assegurou neste último domingo (21) uma vaga para os Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. A competição ocorrerá na capital peruana entre 26 de julho e 11 de agosto do ano que vem.
A equipe formada por Luciano Miranda Drubi (montando Riviera Lu), André Parro (CDC Super Star), Vinicius Albano (Oportuno do Rincão) e Luis Fernando Varanda (Oneron do Rincão) levou a medalha de bronze no Sul-Americano -CCIO2*, em Buenos Aires (ARG).
O Brasil assegurou assim a vaga para o Pan, onde haverá a distribuição de vagas para a Olimpíada de Tóquio-2020. A Argentina ficou com a medalha de ouro, enquanto o Chile levou a prata.
Nas disputas individuais, os brasileiros não tiveram sucesso. O melhor resultado ficou com Luis Fernando Varanda, que terminou na sétima posição. André Parro, que já foi medalhista de bronze no Pan do Rio-2007, ficou em 12º, Luciano Drubi em 13º e Vinicius Albano em 19º.
O COB (Comitê Olímpico do Brasil) já cuida do planejamento para o Pan de Lima com bastante antecedência. Afinal, a competição dará vaga olímpica em 21 modalidades. O número de vagas será determinado por cada federação internacional
Este número poderá subir para 23 esportes, caso as federações de triatlo e skate coloquem o Pan-Americano como etapa classificatória olímpica.
De acordo com o comitê organizador, será a primeira vez que o Pan-Americano classificará tantas modalidades para uma Olimpíada.
Confiras as modalidades do Pan de Lima-2019 que darão vaga para a Olimpíada de Tóquio-2020
- Atletismo
- Badminton
- Basquete 3×3
- Saltos ornamentais
- Nado artístico
- Polo aquático
- Handebol
- Hipismo adestramento
- Hipismo CCE
- Hipismo saltos
- Hóquei sobre grama
- Caratê
- Levantamento de peso
- Pentatlo moderno
- Surfe
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de mesa
- Tiro com arco
- Tiro esportivo
- Vela