Começou a 141ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Mumbai, na Índia. Na cerimônia de abertura, o presidente Thomas Bach discursou e levantou a possibilidade de criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports. Mas advertiu: “No que diz respeito aos esportes eletrônicos, nossos valores são e continuam sendo a linha vermelha que não cruzaremos”.
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No que diz respeito aos esportes eletrônicos, o presidente do COI observou que há três bilhões de pessoas jogando esportes eletrônicos e jogos em todo o mundo. Estima-se que mais de 500 milhões deles estejam interessados especificamente em esportes eletrônicos, que incluem esportes virtuais e simulações esportivas. Thomas Bach disse: “O que é ainda mais relevante para nós: a maioria deles tem menos de 34 anos”.
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O presidente do COI anunciou: “Pedi à nossa nova Comissão de e-Sports do COI que estudasse a criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports”.
Relação do COI com e-Sports
O COI tem se envolvido com os e-Sports desde 2018 de forma holística. “Escolhemos uma abordagem que nos permitiria ser ativos no espaço dos e-Sports e, ao mesmo tempo, permanecer fiéis aos nossos valores que nos guiam há mais de um século. No que diz respeito aos esportes eletrônicos, nossos valores são e continuam sendo a linha vermelha que não cruzaremos. Nossa posição cristalina está ganhando cada vez mais respeito também na comunidade de e-Sports. Uma das principais editoras até adaptou o seu jogo popular para estar totalmente em conformidade com os nossos valores olímpicos – para que os jogadores atirassem em alvos e não em pessoas”, enfatizou o presidente do COI.
O primeiro envolvimento do COI com a comunidade de e-Sports foi a organização do Fórum de e-Sports em 2018 em Lausanne, seguido pela criação de um Grupo de Ligação de e-Sports para ter uma plataforma para interagir com todas as partes interessadas dos esportes eletrônicos. Em 2021, o COI desenvolveu a Série Virtual Olímpica. Foi o primeiro empreendimento piloto do COI em esportes eletrônicos.
O Presidente Bach explicou: “Com base nos aprendizados desta Série Virtual Olímpica, lançamos então a Semana e-Sports Olímpica em Cingapura no início deste ano. Em Singapura, vimos provas de que a nossa abordagem holística está a funcionar. Reunimos com sucesso as comunidades olímpica e de esportes eletrônicos.” Assim, a Olympic e-Sports Series gerou mais de 6 milhões de visualizações de ação ao vivo em todos os canais, com 75% das visualizações provenientes de pessoas entre 13 e 34 anos.
“Este foi um começo promissor. Mas é apenas isso: um começo. É como em qualquer desporto: mesmo depois de um início promissor, a verdadeira corrida ainda está pela frente”, concluiu Thomas Bach.
Agenda Olímpica 2020
Observando que outro princípio fundamental das reformas da Agenda Olímpica 2020 era que o desporto precisa de ir onde as pessoas estão, o Presidente do COI disse: “Isto é verdade para ambos os mundos – o real e o digital. Hoje o desporto tem de competir pelo tempo e pela atenção dos jovens. Portanto, temos que chegar aos jovens onde eles estão neste mundo digital. Este não é apenas um imperativo tecnológico. Este também é um imperativo demográfico.”
Continuando o seu discurso de abertura, o Presidente Bach destacou o entusiasmo crescente pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024, os “Jogos de uma Nova Era” e os primeiros a serem organizados totalmente em conformidade com a Agenda Olímpica 2020 e a Agenda Olímpica 2020+5 do início ao fim.
*Com informações do Comitê Olímpico Internacional (COI).