8 5
Siga o OTD

Os Olímpicos

Em dia de zebras, Noruega vence mais uma no Mundial de Biatlo

No segundo dia de disputa do mundial de Biatlo na Itália, mais um ouro para a Noruega, mas não com quem se esperava.

Getty Images

Pódio do sprint feminino em Antholz-Anterselva

Na prova de sprint 7,5km feminina, a líder da Copa do Mundo Tiril Eckhoff foi a 11ª a largar e vinha como grande favorita. Logo na primeira sessão de tiros, a norueguesa errou dois e teve que dar as voltar de penalidade. Aí na sessão em pé, conseguiu errar absurdos quatro! Com seis erros, Eckhoff terminou na péssima 59ª posição, a mais de 2min da campeã. Ela se classificou para a perseguição (passavam 60), mas largará a 2min08s da primeira. Chance quase nulas de pódio.

Ainda assim, o outro ficou com a Noruega com Marte Olsbu Røiseland! Mesmo com um tiro errado, Olsbu completou a distância em 21:13.1 para levar seu sexto ouro em mundiais, o primeiro em uma prova individual! Olsbu foi prata besta prova nos Jogos de Pyeongchang-2018.

Com a prata, ficou a surpreendente americana Susan Dunklee. Ela foi uma das únicas quatro a zerar os tiros para ficar em 2º com 21:19.9, a apenas 6.8 da campeã. Foi a 2ª medalha de Dubklee em mundiais, que também foi prata na saída em massa em 2017.

Já o bronze ficou com uma zebra gigantesca! A checa Lucie Charvátová nunca subiu ao pódio em etapa da Copa do Mundo e, com apenas 1 erro, surpreendeu pro bronze com 21:34.4! Ela aproveitou que todas as outras favorita tiveram provas com muitos erros: as favoritas da casa Lisa Vittozzi e Dorothea Wierer fizeram dois erros e terminaram em 6º e 7º, a aposta alemã Fraziska Preuss também errou 2 e foi 8ª, a sueca Hanna Öberg, com 3 erros, acabou em 18º, e a fortíssima finlandesa Kaisa Makarainen errou 4 tiros para acabar em 40°!

O mundial segue nesse sábado com o sprint masculino.

Mais em Os Olímpicos