Começou nesta quinta-feira (13), na cidade italiana de Antholz-Anterselva, o Mundial de Biatlo, pronto para coroar Johannes Thingnes Boe.
E logo no primeiro dia isso já aconteceu.
Na disputa do revezamento 4x6km misto, Boe fechou para a Noruega para garantir o ouro na primeira prova e seu 8º da carreira.
A Noruega já largou na frente com Marte Olsbu, entregando quase junta com a italiana Lisa Vittozzi. Tirill Eckhoff, que faz excelente temporada, se manteve à frente com Itália e Tchéquia coladas.
Nesse momento o grande Martin Fourcade entrou pela França, que estava bem atrás graças a uma abertura desastrosa de Julia Simon, mas não adiantou muito. O italiano Lukas Hofer e o checo Ondrej Moravec buscaram e entregaram juntos com Tarjei Boe.
Mas aí entrou seu irmão Johannes, que vem há dois dominando o circuito. Com seu excelente cross-country, J Boe abriu 15s sobre o italiano Dominik Windisch para fechar com o ouro com 1:02:27.7, a 15.6 da sede Itália e 30.8 da Tchéquia, bronze. França acabou apenas em 7º.
O Mundial segue até o domingo de Carnaval com muitas disputas entre Johannes Boe e Martin Fourcade e opções abertas no feminino, já que grandes nomes se aposentaram na temporada passada.