8 5
Siga o OTD

Olimpíada

Delegação brasileira chega ao RJ para a Olimpíada da Juventude

COB reúne atletas de 24 modalidades para período de treinamento final antes da viagem para Buenos Aires

Os jovens atletas começaram a chegar ao Rio de Janeiro, vindos de vários estados do Brasil, para o período que antecede a competição mais importante de suas carreiras até agora, para grande a maioria deles. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reúne, a partir desta sexta-feira, 28, no Rio de Janeiro, a delegação que representará o país nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Até a próxima terça-feira, dia 2, data do embarque, os jovens entre 15 a 18 anos participam de um período de treinamentos e intensa programação de palestras e atividades relacionadas aos Jogos.

“Muito legal ver essa garotada chegando com muita energia e vibração para a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude. Esse primeiro contato foi muito bom. O nosso trabalho é fazer com que eles disputem os Jogos com essa vontade e determinação. Por isso vamos passar esses dias juntos, treinando bastante, mas conversando e orientando também. O fundamental é que mantenham o foco na competição para que façam as melhores performances de suas vidas”, disse o chefe da missão brasileira em Buenos Aires, Sebástian Pereira. “São atletas jovens, em formação. Então o mais importante é que eles aproveitem a experiência que os Jogos Olímpicos da Juventude podem dar para a carreira deles e acreditem que são capazes de chegar também aos Jogos Olímpicos para adultos”, disse Sebástian, gerente-executivo de Alto Rendimento do COB.

A base do período de treinamentos será o Centro de Treinamento Time Brasil, gerenciado pelo COB no Parque Aquático Maria Lenk. Mas os atletas também treinarão em outros 12 locais espalhados pelo Rio de Janeiro. “Está sendo uma experiência muito boa desde a hora que nos reunimos aqui. Já estou me sentindo nos Jogos Olímpicos. Estou muito feliz com essa experiência e vou aproveitar o máximo”, disse o tenista Gilbert Klier, que se classificou para os Jogos Sul-americanos da Juventude Santiago, no ano passado, mas foi cortado a cinco dias do embarque devido a uma contusão. “Por causa dessa contusão eu nunca participei de um evento multiesportivo como esse, fazendo parte do Time Brasil. No tênis a gente viaja muito sozinho. Espero dar o meu melhor e representar bem o Brasil”, disse o atleta, de 18 anos, 12º colocado no ranking mundial juvenil.

Além de treinos, no Rio de Janeiro o Time Brasil assistirá a palestras sobre Valores Olímpicos, preparação mental, orientações sobre doping e prevenção de lesões estão entre os assuntos a serem abordados. No sábado, dia 29, às 14hs, haverá o lançamento do Programa de Carreira do Jovem Atleta, uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do COB, que apoiará a formação global dos jovens atletas da delegação brasileira. A ação terá a presença dos pais dos atletas, que também serão beneficiados pelo programa, e marcará a despedida dos familiares antes da viagem.

Na segunda-feira, dia 1º, às 20h30, os atletas poderão bater um papo com dois ídolos de diferentes gerações do esporte nacional: a bicampeã olímpica de vôlei Fabi Alvim e a finalista olímpica no Rio 2016 Flávia Saraiva, que nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 conquistou três medalhas. No dia 2, data do embarque para a Argentina, os atletas receberão a visita do Ginga, mascote oficial do Time Brasil, e farão uma foto oficial no Parque Olímpico da Barra antes de seguirem para o aeroporto.

Buenos Aires 2018 – Esta será a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Em Cingapura 2010, o Brasil conquistou sete medalhas e em Nanquim 2014 foram 15. Esse ano, a capital da Argentina receberá aproximadamente quatro mil atletas de 205 países para a disputa de 36 modalidades e 280 provas. Além das competições esportivas, o evento terá ainda uma programação educativa e cultural oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional. O evento também apresenta novos formatos de modalidades, como o basquete 3×3, que fará sua estreia na versão adulta, em Tóquio, 2020, o kitesurfe, classe da vela que está no programa de Paris 2024, e o ciclismo BMX freestyle, que visa uma aproximação com o público jovem.

Mais em Olimpíada