8 5
Siga o OTD

Olimpíada

Terceira etapa dos Jogos Escolares define vagas para Natal

Terceira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude define últimas vagas para Natal. Goleira de handebol recordista brasileira do lançamento do dardo e atletas de seleção brasileira estão entre os inscritos nos quatro esportes coletivos.

Terceira etapa dos Jogos Escolares define vagas para Natal
Washington Alves/Exemplus/COB

Vai começar a terceira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude. Entre 26 e 30 de setembro, Joinville (SC) recebe atletas dos quatro esportes coletivos – basquete, futsal, handebol e vôlei – de Goiás, Mato Grosso do Sul, dos três estados do Sul e dos quatro do Sudeste. Em disputa, as duas últimas vagas em cada um dos 16 torneios para a etapa nacional da maior competição escolar do país, que acontece entre 12 e 25 de novembro, em Natal (RN).

A competição reúne os estados que garantiram antecipadamente, através dos resultados do ano passado, o maior número de vagas na competição nacional. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, já estão garantidos nos quatro torneios de basquete – masculino e feminino e nas duas faixas de idade, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos –, assim como o Espírito Santo no handebol. No futsal, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná também já estão confirmados na etapa nacional e por isso não disputam o regional.

“Para muitos atletas essa é a primeira vez que tem a possibilidade de participar de um evento deste tamanho. O atleta fica em hotel, joga em instalações esportivas de ponta, conta com arbitragem da confederação. É uma competição diferente que reúne a nata do esporte brasileiro. Além disso, por reunir escolas e não seleções estaduais, os Jogos Escolares da Juventude valorizam o professor de Educação Física, que está presente no dia a dia dos jovens alunos-atletas”, afirmou o coordenador geral dos Jogos Escolares da Juventude, André Mattos.

Entre os destaques da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude está a recordista brasileira Sub-15 no lançamento de dardo e que também joga como goleira de handebol por Mato Grosso do Sul, Bruna Vieira. Logo após a competição em terras catarinenses, a jovem embarca para Buenos Aires, onde disputará os Jogos Olímpicos da Juventude, no início de outubro. Atletas de seleção brasileira da categoria, como Adriano Procópio Cavalcante, que vai defender a Escola Estadual Elias Salomão, da cidade mineira de Mateus Leme, também estão inscritos.

Confirmada em nove torneios coletivos na etapa nacional, Santa Catarina terá representantes em sete eventos, incluindo os quatro do handebol. Três equipes são da Escola Industrial de Lages – as duas do masculino e o time feminino infantil. Já a equipe juvenil é de Chapecó. O estado terá ainda a participação de uma escola de Santo Amaro da Imperatriz (vôlei masculino juvenil), município com apenas 18 mil habitantes, e uma de Itajaí (os dois basquetes masculinos). Nenhuma escola de Joinville disputa vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares. No entanto, a cidade já tem confirmadas as inscrições de jovens no atletismo e na natação.

As duas maiores delegações presentes na competição de Joinville são Mato Grosso do Sul e Goiás. Ambas estão inscritas em 15 torneios. Goiás conta com 160 pessoas. Coincidentemente, nenhuma das 15 equipes inscritas é de Goiânia. A cidade com maior representatividade do estado em Joinville é Mozarlândia. Todas do Colégio Estadual Costa e Silva e todas no basquete. O Mato grosso do Sul também terá 15 equipes. Destaque para a Escola Estadual Calvoso do município de Ponta Porã, que representará o estado nos quatro torneios de vôlei.

Minas Gerais contará com oito equipes na etapa regional de Joinville, incluindo o time masculino de handebol do Colégio Padrão e a equipe feminina de basquete da Escola Estadual Professor Mário Junqueira Ferrazo, de Santa Luzia (MG). O Espírito Santo, por sua vez, terá dez equipes. Destaque para o time masculino de basquete do Colégio Cristo Rei, de Itapemirim (ES). Duas pequenas cidades capixabas terão representantes pela primeira vez nos Jogos escolares. São elas: Santa Tereza de Goiás, que tem menos de 4 mil habitantes, e Guaçuí.

Outra novidade na maior competição escolar do país é a equipe feminina mirim de basquete do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Cornélio Procópio (PR), cidade com grande tradição no esporte. Assim como Goiás, o Paraná não terá nenhum representante da capital em Joinville. Sete equipes participarão do evento, incluindo o vôlei feminino de Marechal Candido Rondon, que eliminou a equipe treinada pelo técnico campeão olímpico Jorge Edson, na seletiva estadual.

Já os destaques da delegação do Rio de Janeiro são os times de futsal. O Colégio Odete São Paio, de São Gonçalo (RJ), conta com três equipes, as duas do feminino e o time mirim masculino. Já a equipe juvenil será representada pelo time do Colégio Percepção, instituição que tem parceria com o time de futebol do Madureira. No handebol, destaque para o Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, que representará o estado nos dois torneios femininos. São Paulo e Rio Grande do Sul também participam do regional dos Jogos Escolares da Juventude de Joinville.

Dois ginásios por esporte recebem os Jogos a partir de quinta-feira, dia 27. No basquete: Abel Schulz e Sociedade Ginástica de Joinville. No futsal: Whirlpool e Centreventos – Arena Multiuso. O handebol será disputado em duas quadras do ginásio Edmundo Dobrawa e o vôlei vai ser disputado na ADE e na IFSC. A fase classificatória de todos os eventos será na quinta e na sexta. Sábado serão as semifinais e domingo as finais. Vale lembrar que todos os jogos da competição têm entrada franca.

Mais em Olimpíada