No primeiro ano do ciclo Tóquio 2020, o Brasil deixou sua marca no esporte olímpico. O OTD fez o top 10 dos feitos dos nossos atletas em 2017. Confira!
Você já está acostumado com o resumo do final de semana do esporte olímpico na manhã da segunda-feira, não é mesmo? No primeiro dia do novo ano não podia ser diferente, mas terá um gostinho especial. Reunimos 10 conquistas brasileiras em 2017! Assim, você já prepara a sua torcida nesse segundo ano do ciclo Tóquio 2020 e relembra os bons momentos que o ano passado deixou. Assista ao vídeo!
01. Mayra Aguiar foi campeã mundial de judô
No primeiro dia do mês de setembro, a brasileira Mayra Aguiar conquistou o título mundial na categoria -78kg. Ela bateu de forma incontestável a japonesa Mami Umeki, que defendia o backnumber vermelho. O triunfo foi em Budapeste. Ela foi a primeira bicampeã mundial do Brasil (2014 e 2017). Relembre!
Mayra Aguiar é bicampeã mundial! Veja vídeo de todas as lutas
02. Marcelo Melo é número 1 do mundo e campeão de Wimbledon
O brasileiro Marcelo Melo entrou para a história ao conquistar o primeiro título do tradicional Grand Slam inglês após 51 anos, o primeiro entre os homens, já que a última comemoração havia sido nas duplas femininas, com Maria ESther Bueno, em 1966. Dia 15 de julho ficará para a história do tenista, que ao lado do polonês Lukasz Kubot bateu o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic com parciais de 5/7, 7/5, 7/6 (7/2), 3/6 e 13/11. Fora isso, Melo também terminou como número 1 do mundo e tem em 2017 um dos melhores anos da carreira!
03. Evandro e André são campeões mundiais de vôlei de praia
Em agosto de 2017, a dupla brasileira, formada por André Stein e Evandro Júnior, conquistou o Mundial de Vôlei de Praia, em Viena, na Áustria. Eles venceram os donos da casa Clemens Doppler e Alexander Hort por 2 sets a zero. Esse foi o sétimo título brasileiro da competição.
04. Seleção Brasileira é campeã do Grand Prix de vôlei feminino
Também em agosto, o Brasil conquistou o décimo segundo título do Grand Prix de vôlei feminino. Mesmo começando a competição desacreditada, a Seleção fez um jogão na decisão, contra a Itália e venceu por 3 sets a 2 com parciais de 26/24, 17/25, 25/22, 22/25 e 15/8. Veja!
Brasil supera Itália e é campeão do Grand Prix pela 12a. vez
05. David Moura é primeiro colocado no ranking mundial de judô
O brasileiro David Moura assumiu a primeira colocação do peso pesado masculino (+100kg) em junho, com a conquista do Grand Prix de Cancún. O ouro no México deu 700 pontos ao judoca e o fez subir da segunda para a primeira posição no Ranking Mundial de judô ultrapassando o japonês Hisayoshi Harasawa (2º) e a lenda francesa Teddy Riner (3º). Ele inclusive falou ao OTD esse ano que é o cara a bater o francês!
06. Brasil leva medalha de prata do mundial no revezamento 4x100m masculino
No Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria, em julho, o Brasil ficou com a prata na disputa do 4×100 estilo livre masculino. Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Cesar Cielo e Bruno Fratus fizeram 3min10s43, apenas 0s28 do ouro norte-americano. Está com saudade dessa conquista? Veja abaixo!
07. Bruno Fratus é prata no 50m livre do mundial de natação
Além do revezamento, Bruno Fratus também ficou com a medalha de prata nos 50m livre, também garantiu a medalha de prata nos 50m livre no Mundial em Budapeste. O brasileiro fez 21s27 e ficou apenas doze centésimos atrás do primeiro colocado.
08. Gabriel Medina é vice-campeão do mundial de surf
No último mês de 2017, Gabriel Medina fez baterias dramáticas e acabou com a segunda colocação no Mundial de Surfe. O brasileiro foi derrotado pelo francês Jeremy Flores, que depois venceu o Billabong Pipe Masters sobre o campeão mundial John John Florence. O brasileiro atribui o vice a irregularidade na temporada, por conta de uma lesão. Confira!
Gabriel Medina atribuiu altos e baixos à lesão no início do ano
09. Ana Sátila é bronze no C1 feminino no mundial de canoagem slalom
A canoagem slalom brasileira foi bem representada em 2017! Ana Sátila fez história nessa temporada ao ser a primeira representante do Brasil em um pódio de um mundial da modalidade. Detalhe: duas vezes! Ela conquistou o bronze na categoria olímpica C1 e também no Caiaque Extremo. Relembre!
10. Caio Bonfim é bronze na marcha atlética no mundial de atletismo
Em agosto, no Mundial de Atletismo, realizado em Londres, na Inglaterra, Caio Bonfim fez história ao conquistar a única medalha brasileira na competição, nos 20km da Marcha Atlética (com 1h19min04s). Ele foi o melhor brasileiro na história da modalidade e detém o recorde do país com o resultado da prova.