Siga o OTD

Paris 2024

Paris-2024 de olho nas medidas de simplificação para Tóquio

Chamado de “Modelo Tóquio”, medidas incluem redução de funcionários e infraestrutura e podem virar um novo padrão para os Jogos

Paris 2024 - Tóquio 2020 - COI
Paris-2024 acompanha de perto discussões do COI e Tóquio-2020 (Divulgação)

Na última semana, o COI (Comitê Olímpico Internacional) e o Comitê Organizador de Tóquio-2020 aprovaram 50 medidas para reduzir o custo dos Jogos. O chamado “Modelo Tóquio” inclui redução no número de pessoas envolvidas, infraestrutura e cerimônias. E quem está acompanhando de perto esse movimento é Etienne Thobois, chefe executivo de Paris-2024.

Thobois disse que há um grupo de trabalho entre o COI e outros Comitês Organizadores, incluindo Tóquio-2020, Paris-2024, Los Angeles-2028, em que a entidade os mantém envolvidos nas discussões e informações, inclusive sobre o “Modelo Tóquio”.

+Ana Sátila e Pepê recebem barcos que serão usados em Tóquio

“Estamos observando com muito cuidado essas medidas, visto que irão potencialmente economizar custos e podem se tornar o novo padrão para a realização dos Jogos. Estamos muito cuidadosos e analisando o que está sendo decidido lá para ver como podemos implementá-lo em nossos futuros Jogos”, pontuou Thobois.

Adaptações

Paris 2024
Stade Pierre-Mauroy receberá agora as partidas de vôlei em Paris 2024 (Wikipedia)

O impacto econômico da pandemia de coronavírus já afetou também Paris-2024, que precisou modificar algumas instalações esportivas. As mudanças foram feitas como parte de uma revisão de conceito, que Paris-2024 afirma ser necessária para garantir que os Jogos possam ser organizados dentro do orçamento, especialmente devido à incerteza econômica causada pela pandemia. O novo plano de instalações será apresentado em dezembro, na reunião do Conseslho Executivo do COI.

Vale lembrar que Paris-2024 recebeu, no entanto, um impulso econômico, quando fechou parceria com a empresa global de telecomunicações Orange. E com isso, Thibois disse que eles atingiram metade de seu orçamento planejado, mas sugeriu que mais acordos podem ser feitos até o final do ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“É obviamente um grande passo em frente e voltaremos no final do ano com outras boas notícias. Então, as coisas estão avançando. Obviamente, a situação geral é difícil para as empresas e precisamos entender isso. Mas por outro lado, ainda temos contato com todas as empresas com as quais estávamos discutindo antes da pandemia e acho que podemos sentir que há um sentimento positivo em torno do projeto”, concluiu Thobois.

Mais em Paris 2024